como-engajar-colaboradores

10 formas simples de como engajar colaboradores

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Quanto mais engajados forem os seus funcionários, melhor para o negócio, não é mesmo? Afinal, se há engajamento, o colaborador apresenta maior produtividade, defende a marca para a qual trabalha com mais afinco e dá o seu melhor pela empresa. Para isso, a organização deve oferecer algumas coisas em troca. Muito mais do que estabilidade e salário justo, atualmente, os talentos do mercado de trabalho procuram: bons benefícios, clima organizacional agradável, oportunidades de crescimento e abertura para se expressar sempre que necessário.

Confira, abaixo, dez dicas de como engajar colaboradores e aumentar a produtividade do negócio.

Como promover o engajamento entre os seus colaboradores?

Siga as dicas para saber como engajar colaboradores e garantir o melhor resultado individual e coletivo da empresa.

1. Certifique-se de que todos os colaboradores sabem do seu papel

O primeiro passo é responder a pergunta: os seus funcionários têm conhecimento sobre o seu valor para a organização? Têm noção de que cada atividade exercida na empresa contribui para os resultados alcançados no final do mês? É muito importante que eles saibam disso. Assim, sentem que as tarefas que realizam na rotina de trabalho importam e se sentem mais motivados para exercê-las.

2. Estabeleça metas internas

As metas são estratégias importantes de como engajar colaboradores. Esta é uma forma de mostrar que os resultados alcançados na empresa refletem em benefícios para todos que se empenham na rotina de trabalho. Mas, é importante tomar alguns cuidados na definição das metas: não estabeleça objetivos impossíveis de serem alcançados, caso contrário, as metas podem perder o efeito esperado.

3. Faça reuniões regulares

Se você espera que os seus funcionários sejam mais envolvidos com a empresa, precisa mantê-los a par do que está acontecendo na organização. Reuniões regulares são ótimas para isso. Reserve um dia do mês para reunir todo o setor e compartilhar as principais novidades, contar como está o andamento das metas e falar sobre outros assuntos relevantes relacionados à empresa.

4. Invista em um blog interno

Outra maneira eficiente para manter os colaboradores bem informados, é criando um blog interno para publicar notícias da empresa. É importante lembrar-se de atualizar o site com frequência contando sobre novos contratos fechados, conquistas e contratações. Quanto mais os funcionários sentem que são parte de uma grande família na empresa, maior é o engajamento.

5. Deixe que os seus funcionários se expressem

Também é importante criar abertura para que os funcionários expressem suas opiniões, ofereçam soluções alternativas para antigos problemas e sejam eles mesmos. Todos estes são pontos que ajudam na criação de um ambiente de trabalho mais agradável. Vale lembrar que, quanto mais agradável o ambiente é. Mais os colaboradores vão querer fazer carreira na empresa.

6. Ofereça boas condições de trabalho

Outro ponto essencial para que os funcionários trabalhem motivados e queiram fazer carreira na organização, é oferecer toda a estrutura necessária para que as atividades cotidianas sejam executadas sem maiores dificuldades. Isso inclui investir em móveis ergonômicos, garantir que as instalações estejam sempre limpas e não deixar que faltem itens básicos de escritório – como papel para impressão. Quanto melhores forem as condições de trabalho, mais os funcionários irão querer ficar na empresa e mais engajados à marca eles serão.

7. Invista em tecnologia

Para facilitar o dia a dia de trabalho, também é preciso investir em tecnologia. Computadores modernos e sistemas que automatizem processos são dois bons exemplos. Além disso, é importante verificar que tipo de software cada setor precisa para garantir mais produtividade nas atividades diárias. E analisar se é viável para a empresa fazer estes investimentos. Nesta análise, é importante considerar que quanto melhores forem os recursos oferecidos, maior será a motivação e o engajamento dos funcionários.

8. Dê oportunidades para que os colaboradores cresçam na organização

O engajamento costuma ser mais baixo em empresas que não oferecem boas oportunidades de crescimento interno. Se os colaboradores percebem que não há muito futuro para eles na empresa, é muito provável que trabalhem alguns anos para conseguir experiência e logo partam em busca de oportunidades melhores. Colaboradores que trabalham pensando em pedir demissão apresentam pouco ou nenhum engajamento à marca.

9. Faça uma avaliação dos benefícios oferecidos

Também é importante analisar os benefícios oferecidos pela empresa. Plano de saúde, vale-transporte e vale-alimentação são vantagens básicas – oferecidas por muitas empresas. O que a sua organização oferece de diferente para conquistar os funcionários? Participação nos lucros, viagens de fim de ano, programas de indicação de novos funcionários, happy hours pagos pela empresa, festas em datas comemorativas, descontos nos produtos da marca, salas de jogos na empresa e cafés da manhã coletivos às sextas-feiras são alguns exemplos de benefícios que ajudam a mostrar que a empresa valoriza os seus profissionais. Este reconhecimento é essencial para ter mais colaboradores engajados.

10. Comemore os resultados alcançados

A empresa assinou um contrato com um novo cliente? Fechou uma nova parceria importante? Lucrou mais do que o esperado no último semestre? Então, é hora de comemorar! A celebração pode ser um happy hour no fim da semana, uma festa de final de ano ou um evento externo no final de semana. O importante é mostrar que os resultados são atingidos juntos – com a colaboração de todo o time de trabalho – portanto, nada mais justo do que comemorá-los juntos.

Criar um ambiente de trabalho agradável, comemorar resultados em conjunto e oferecer excelentes benefícios ajudam a reter talentos e promover o engajamento. A sua empresa já aposta nestas estratégias? Comente a sua opinião no assunto.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta