2 dicas essenciais para escolher o nome da sua empresa

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Pode parecer simples, mas ao escolher um nome de uma empresa você poderá se deparar com diversos obstáculos como, por exemplo, alguém já tê-lo escolhido antes. Para não ficar na mão e ter que começar tudo do zero, a grande dica é ter sempre um plano B — e um plano C, um plano D, etc. — em mãos.

Para isso, faça sessões de brainstorm, utilizando os valores e posicionamento de sua empresa como base, e levante o máximo de nomes que conseguir. Não descarte nenhuma opção que vier em mente – pelo contrário, coloque cada uma delas no papel e estude as possibilidades de sua aplicação. Compare com nomes de concorrentes e crie defesas para cada escolha. Só assim será possível ver todas as opções de nome e definir qual é a melhor escolha.

Ainda assim, existem alguns cuidados na hora de escolher o nome da sua empresa. Confira duas dicas que vão fazer a diferença.

1. Dê atenção às questões legais

É importante ter em mente que, do ponto de vista jurídico, quem registra uma marca primeiro tem o direito sobre ela. Muitos empresários de primeira viagem costumam cometer o erro de investir tempo e dinheiro na criação de um nome só para descobrir depois que este já está sendo utilizado por outra empresa — ou pior, por um concorrente direto.

De nada adianta escolher o nome perfeito se ele não estiver disponível para registro ou tem seu domínio na internet ocupado, portanto pesquise antes! Uma marca é um ativo de propriedade industrial que é concedido pelo Governo Federal através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, que garante o uso exclusivo da marca no território nacional, portanto, é essencial que você dedique tempo para descobrir a situação legal do possível nome da sua empresa.

2. Pense sempre no seu público e opte pela simplicidade

Quando chega o momento de colocar um nome em uma empresa, muitas ideias mirabolantes surgem. Colocar o nome da sua família, escolher um adjetivo pomposo em inglês, homenagear seu ídolo da infância: tudo isso parece uma boa ideia, mas quase sempre é uma coisa que só faz sentido para você.

A principal dica a seguir na criação de um nome para seu negócio é simples: seja objetivo! O nome da sua empresa deve representar os seus valores para seu público, ser de fácil associação e ter uma sonoridade agradável. Não tem por que escolher um nome que as pessoas terão vergonha de falar por não saber a pronúncia correta, não é mesmo?

E então, essas dicas te ajudaram a pensar melhor no nome que dará à sua empresa? Continue acompanhando mais dicas de empreendedorismo e negócios aqui no blog do Sage Start.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário