2 dicas essenciais para escolher o nome da sua empresa

Pode parecer simples, mas ao escolher um nome de uma empresa você poderá se deparar com diversos obstáculos como, por exemplo, alguém já tê-lo escolhido antes. Para não ficar na mão e ter que começar tudo do zero, a grande dica é ter sempre um plano B — e um plano C, um plano D, etc. — em mãos.

Para isso, faça sessões de brainstorm, utilizando os valores e posicionamento de sua empresa como base, e levante o máximo de nomes que conseguir. Não descarte nenhuma opção que vier em mente – pelo contrário, coloque cada uma delas no papel e estude as possibilidades de sua aplicação. Compare com nomes de concorrentes e crie defesas para cada escolha. Só assim será possível ver todas as opções de nome e definir qual é a melhor escolha.

Ainda assim, existem alguns cuidados na hora de escolher o nome da sua empresa. Confira duas dicas que vão fazer a diferença.

1. Dê atenção às questões legais

É importante ter em mente que, do ponto de vista jurídico, quem registra uma marca primeiro tem o direito sobre ela. Muitos empresários de primeira viagem costumam cometer o erro de investir tempo e dinheiro na criação de um nome só para descobrir depois que este já está sendo utilizado por outra empresa — ou pior, por um concorrente direto.

De nada adianta escolher o nome perfeito se ele não estiver disponível para registro ou tem seu domínio na internet ocupado, portanto pesquise antes! Uma marca é um ativo de propriedade industrial que é concedido pelo Governo Federal através do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, que garante o uso exclusivo da marca no território nacional, portanto, é essencial que você dedique tempo para descobrir a situação legal do possível nome da sua empresa.

2. Pense sempre no seu público e opte pela simplicidade

Quando chega o momento de colocar um nome em uma empresa, muitas ideias mirabolantes surgem. Colocar o nome da sua família, escolher um adjetivo pomposo em inglês, homenagear seu ídolo da infância: tudo isso parece uma boa ideia, mas quase sempre é uma coisa que só faz sentido para você.

A principal dica a seguir na criação de um nome para seu negócio é simples: seja objetivo! O nome da sua empresa deve representar os seus valores para seu público, ser de fácil associação e ter uma sonoridade agradável. Não tem por que escolher um nome que as pessoas terão vergonha de falar por não saber a pronúncia correta, não é mesmo?

E então, essas dicas te ajudaram a pensar melhor no nome que dará à sua empresa? Continue acompanhando mais dicas de empreendedorismo e negócios aqui no blog do Sage Start.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta