3 dicas para um controle de estoque campeão em seu e-commerce

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Sabe aquele velho ditado bem popular que diz “não prometa aquilo que você não pode cumprir”? Pois essa é uma regra mais do que válida para a gestão da sua loja virtual! E traduzindo o ditado para a língua do e-commerce: não venda aquilo que você não tem no estoque. As razões são mais do que óbvias: uma grande demora na entrega no pedido resulta em um cliente frustrado, que pode prejudicar sua imagem na Internet.

Por que é tão importante ter um controle de estoque organizado em seu e-commerce?

Atrair clientes na internet e levá-los a comprar na sua loja virtual é algo trabalhoso, já que a atenção de quem está navegando é muito disputada entre sites, pesquisas, redes sociais e outros. Por isso, para conquistar e fidelizar clientes na sua loja online, é preciso oferecer mais do que apenas o produto: é preciso entregá-lo dentro do prazo prometido (se não antes). Esse é um dos pontos que os clientes mais observam em suas compras pela internet. Daí a importância de ter um ótimo controle de estoque em seu e-commerce.

Dicas para um controle de estoque campeão para a sua loja virtual

1 – Entenda qual é o seu tipo de negócio antes de planejar o estoque da sua loja

Mesmo antes de decidir qual é a melhor forma de fazer a gestão de estoque da sua loja virtual é preciso conhecer bem o seu tipo de negócio, seu público, o tipo do produto que sua loja comercializa e seu sistema de funcionamento. Isso porque essas são informações que influenciam diretamente no inventário.

2 – Tenha um rígido controle sobre o estoque do seu e-commerce

É imprescindível ter um rígido controle sobre todas as entradas e saídas de produtos no estoque para não passar por problemas clássicos como falta de produto ou excesso de produto no estoque. Para tornar esse controle mais prático e eficiente, você pode contar com a ajuda de sistemas específicos de gestão de estoque para registrar as transações e manter assim o estoque organizado com mais eficácia.

3 – Faça o mapeamento do fluxo

Para garantir que o abastecimento do estoque é coerente com a demanda, é preciso ter uma boa noção de quais são os produtos que mais e menos vendem e com que frequência é preciso reabastecer cada item. Essa é uma informação que se consegue facilmente a partir de uma análise no histórico de vendas.

Além disso, não se esqueça de considerar os períodos sazonais — como Dia dos Namorados, Natal e Dia das Mães, por exemplo, quando alguns produtos costumam vender mais.

 

Ter um ótimo controle de estoque é extremamente importante para qualquer loja ou empresa, em especial para lojas on-line. Para fazer isso de maneira eficiente, é necessário atenção e análise rotineira do fluxo de vendas da loja. Gerenciar suas vendas e estoque com um software feito para isso também é uma ótima maneira de garantir que seus clientes recebam a mercadoria no prazo e fiquem satisfeitos o suficiente para voltar mais vezes. Conheça o Loje e conquiste mais vendas!

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