3 erros na gestão de estoque que estão te custando caro

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Saber gerenciar o estoque é extremamente importante para a saúde financeira de uma empresa, principalmente aquelas que trabalham com a venda de produtos. Um controle bem feito pode evitar desperdícios desnecessários e ainda aumentar o capital de giro.

Para que a gestão do estoque tenha sucesso, fique atento a três erros muito comuns que podem custar caro para a sua empresa.

1 – Falta de planejamento nas compras/desorganização

Não contar com a quantia exata de produtos para atender a demanda pode causar prejuízos na negociação, por isso o planejamento das compras é fundamental para um bom gerenciamento de estoque. Somente sabendo o que é preciso comprar é que você vai conseguir manter o giro de vendas.

Para não errar nas compras é possível utilizar uma técnica que classifica os produtos em A, B e C. Os primeiros são os mais caros e, por isso, devem ter uma saída mais rápida, uma semana, por exemplo. Já os da categoria B são os intermediários, que podem ficar estocados por um mês, enquanto os denominados como C podem ficar armazenados por mais tempo, mais ou menos três meses.

Os mais caros devem ser comprados em menor quantidade já que o fluxo será maior. Portanto, faça um planejamento e não deixe que a desorganização na hora de efetuar as compras atrapalhe o seu estoque.

2 – Problemas na identificação dos produtos

Quanto mais detalhada for a identificação dos produtos mais fácil será o planejamento das compras, pois assim você saberá exatamente o que é preciso adquirir. Contar com as informações corretas, como cor, modelo e tamanho, por exemplo,  também evitará a duplicidade de produtos, diminuindo o desperdício.

A identificação dos produtos também vai ajudar na hora de saber não só o produto mais vendido, mas suas especificações exatas. Às vezes só a cor já faz diferença, mas isso só será possível de perceber com um controle bastante detalhado.

Pode até parecer bobagem ou algo que vai dar muito trabalho, mas é uma prática que fará diferença no final das contas.

3 – Controle dos produtos em planilha manual

O controle dos produtos é imprescindível para que você consiga saber o que será necessário comprar e o que está parado e não é mais interessante.

Muita gente ainda faz esse controle manualmente, usando lápis e papel, ou o computador. As planilhas, sejam elas feitas da maneira que forem, são extremamente importantes para manter o controle do estoque, porém, utilizando softwares adequados tudo ficará mais fácil.

Hoje o mercado oferece softwares que fazem esse trabalho de uma maneira muito mais rápida e prática. Essas ferramentas online, além de pouparem tempo, são bastante precisas, não deixando que nada escape. Portanto, vale apostar nesses aparatos tecnológicos para otimizar todo o processo. Faça um teste e veja como funciona!

Os três problemas citados acima podem custar muito caro para sua empresa, já que influenciarão diretamente no faturamento. Se você identificou alguma dessas falhas, é hora de corrigi-las o mais rápido possível. Você vai ver que não será tão trabalhoso e o resultado fará muita diferença.

O que achou deste post? Deixe o seu comentário para nós.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário