4 dicas para melhorar os resultados financeiros da sua empresa

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Os resultados financeiros de uma empresa são um indicativo fundamental para você perceber se ela está indo bem e se tem uma boa perspectiva de futuro. Se os números de uma empresa estão no vermelho, é preciso aproveitar este sinal e fazer o que for necessário para que os índices do negócio melhorem.

Quer melhorar os resultados financeiros e não sabe como? Nosso post traz 4 dias valiosas:

1. Separe bem as finanças

Um erro muito comum de empreendedores, tanto que já falamos dele em outro post, é misturar o dinheiro de sua conta pessoal com o da empresa. Apesar de parecer algo simples, essa regra não é seguida por alguns empresários e pode levar seu negócio à falência.

Quando se trata da empresa, todo o dinheiro que circular deve ser absolutamente para ela. Não tire dinheiro do bolso para pagar custos empresariais, mesmo que você pense que não lhe fará falta e vice-versa. Isso compromete a noção que se tem de quando capital está no negócio e, a médio e longo prazo, comprometerá as finanças.

2. Evite gastos pequenos e desnecessários

Sabe aquele gasto que parece que não fará falta? No fim das contas ele faz diferença e pode te ajudar a economizar! Uma empresa pode ter diversos “furos” no seu orçamento que a fazem desperdiçar dinheiro. O importante é localizá-los e evitá-los.

Compras que vão além do necessário, desperdício de recursos, como papel ou outros, ou pagamento de taxas que poderiam ser cortadas são apenas alguns exemplos de gastos que podem passar despercebidos no dia-a-dia e que farão você gastar sem perceber. Ao cortá-los, você gasta o que é necessário para o bom funcionamento do seu negócio e, ainda, poderá investir o valor que antes era desperdiçado em melhorias.

3. Não faça tudo sozinho

A vontade de um empreendedor fazer o negócio dar certo pode impedi-lo de ver algo fundamental: não se pode construir um negócio inteiramente sozinho. Com tantos pontos de atenção, que vão desde a concepção de projetos, passando por gestão de pessoal, finanças e até vendas, cuidar de tudo sem ajuda é – além de praticamente impossível – extremamente prejudicial.

Não tente abraçar o mundo. No que diz respeito a resultados financeiros, você pode ter o auxílio de um sistema de gestão, de alguém da equipe com conhecimento na área ou até mesmo de uma consultoria. Também é preciso dividir as informações com todos do negócio, não apenas para que todo mundo saiba da situação da empresa como também para receber sugestões de melhoria.

4. Tenha um bom registro financeiro

Os resultados financeiros de qualquer negócio devem ser acompanhados de perto e eles também são consequência de um bom controle. Mantenha um registro frequente e o mais detalhado possível para não haver atrasos ou perda de dados. Informações como datas, valores, quantidades etc, também precisam constar no registro.

Lembre-se também de que esse controle deve ser confiável e prático de ser feito, para que não acabe sendo abandonado. A tecnologia ajuda muito o empreendedor nesse quesito, já que é possível ter planilhas e softwares de controle financeiro que facilitam muito as atividades do negócio.

E então? Como estão os resultados financeiros da sua empresa? Tem alguma outra dica para melhorá-los? Compartilhe nos comentários.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “4 dicas para melhorar os resultados financeiros da sua empresa

Deixe uma resposta