4 dicas para organizar suas finanças pessoais em 2015

Economizar dinheiro nem sempre é possível. E é justamente nesta época, quando fazemos um balanço entre o que esperávamos conquistar e o que efetivamente realizamos ao longo do ano, que percebemos isso.

É óbvio que surgem imprevistos, mas compras por impulso e falta de planejamento são os principais motivos pelos quais as pessoas acabam gastando mais que o esperado. Ter disciplina e respeitar o seu orçamento é o principal conselho para quem quer correr atrás do prejuízo e organizar as finanças pessoais no ano que vem, mas separamos mais algumas outras dicas bem  valiosas para garantir sua saúde financeira.

 

1. Faça um planejamento financeiro

Pense no que deseja conquistar no próximo ano: pode ser um curso novo, uma viagem ou a entrada da sua casa própria. Com isso em mente, estipule um prazo para atingir suas metas e planeje-se para encontrar formas de fazer isso. Se o objetivo é fazer uma viagem com a família em Julho de 2015, por exemplo, pesquise os preços e veja quanto precisará economizar por mês para tornar isso possível.

 

2. Entenda a diferença entre gastos fixos e variáveis

Saber a diferença entre gastos fixos, como aluguel e telefone, e despesas variáveis, como uma roupa nova, é fundamental! Muitas vezes os custos variáveis são supérfluos e é aí que surge a oportunidade de guardar um dinheirinho. Afinal, você precisa mesmo almoçar fora todo final de semana? E mesmo em se tratando de gastos fixos como luz e água, será que não é possível mesmo economizar?

 

3. Controle seus gastos

Se você não costuma manter um controle sob os seus gastos, é melhor tomar cuidado. Não gaste mais do que você ganha e faça uma planilha detalhando quanto recebe por mês e quais são seus gastos. Você também pode utilizar
aplicativos e softwares de controle financeiro. Desta forma, ficará bem mais fácil visualizar gastos desnecessários e identificar o que pode ser cortado nos próximos meses.

 

4. Pense antes de comprar

Ser racional vai te ajudar a evitar compras por impulso e, consequentemente, a economizar! Faça listas antes de ir ao supermercado e pense se aquele produto em promoção é mesmo necessário, por exemplo. Outra dica é não se deixar levar pela facilidade do cartão de crédito: lembre que se você deixar de pagar uma fatura, pode comprometer todo o seu planejamento financeiro.

 

Mais um ano chegou ao fim e você sente que não economizou tanto quanto gostaria? Conte para a gente como você espera mudar isso em 2015!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

3 comentários em “4 dicas para organizar suas finanças pessoais em 2015

Deixe um comentário