4 erros que o vendedor amador comete

Vendedores experientes raramente cometem erros e são bem experimentados na relação com o cliente. Porém, no caso dos amadores ou iniciantes, existem muitos problemas que tornam o processo mais difícil: podem estar nervosos, ansiosos ou até mesmo confiantes demais! É um mercado difícil e que exige muita habilidade e astúcia, ainda não conquistada pelos novatos.

Porém, isso é um traço típico de quem está começando e com as escolhas certas, esses desacertos podem ser evitados sem maiores dificuldades. Quer descobrir quais são os principais erros que o vendedor amador comete? Confira o texto a seguir:

Falar demais

Esse é um erro extremamente comum para quem está começando no ramo de vendas. Se você se colocar na posição de cliente, como qualquer pessoa já foi, com certeza já se irritou com algum profissional tagarela.

No início da profissão, por ansiedade ou despreparo, muitos acham que precisam fazer o máximo de conversa, enquanto deveriam estar ouvindo ou fazendo perguntas precisas. Se o consumidor quiser isso, fique tranqüilo, ele começará a falar. Esse tipo de conversa precisa ser honesto e restrito ao que seu público alvo precisa saber, além de atender suas necessidades no momento. Você tem dois ouvidos e uma boca: respeite essa proporção!

Acreditar que vai falhar

Uma coisa muito comum em vendedores amadores é achar que não conseguirão vender nada a ninguém. E muitas vezes isso pode acontecer, mas isso não deve desanimá-lo nem tornar suas atitudes menos precisas. As pessoas já chegam programadas para ter certa resistência: o dinheiro é delas e não é fácil vê-lo indo embora!

Não abra mão de usar a técnica adequada: fale o suficiente, faça perguntas chave ou relacione o momento ou as necessidades demonstradas pelo cliente com histórias que permitam uma perspectiva que demonstre os benefícios e vantagens daquele produto ou serviço. Quando você faz perguntas que levam a uma descoberta e atende ao problema deles, a resistência desaparece.

Ser arrogante

Na outra ponta dos problemas de vendedores amadores, está a arrogância. Se você entra para atender um cliente com excesso de confiança, pode não prestar atenção ao que ele está te passando, perder a chance de gerar senso de urgência na compra dele e, pior, pode gerar antipatia e relutância em comprar com você! Humildade é sempre um bom passo e no mercado das vendas é essencial ter confiança, mas passando ao largo de parecer arrogante. Aqui, como em tudo na vida, ter equilíbrio é fundamental.

Não aprender com os erros

O que diferencia um vendedor experiente de um novato? É exatamente o fato de ele já ter passado por todo tipo de situação dezenas, centenas ou até milhares de vezes dependendo do tempo no setor. E o que isso permite? Que ele aprenda com seus erros e refine sua técnica.

Mesmo quem tem pouco tempo e está começando agora, pode observar os comportamentos que dão certo (e reforçá-los) e também ter consciência dos que não estão tendo bons resultados (e excluí-los ou reformulá-los). Dessa forma você evolui constantemente e melhora seus resultados.

Esses são alguns dos erros mais comuns que um vendedor amador comete. Eles podem prejudicar seus resultados e fazer com que menos negócios sejam fechados. Estar atento a eles pode melhorar as perspectivas e tornar as vendas muito mais fáceis. Experimente.

Ainda tem dúvidas ou outras dicas a compartilhar? Deixe um comentário!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário