4 formas de gerar dinheiro extra para o seu negócio

Ter dinheiro em mãos é crucial para a sobrevivência de qualquer empresa. Sem recursos líquidos suficientes, você pode ficar facilmente atrasado nas principais contas, não pagar a Folha de Pagamento em dia ou mesmo se ver diante do maior temor de qualquer empresário: abrir falência! É por isso que você precisa encontrar formas de gerar dinheiro extra para o seu negócio.

A boa notícia é que as empresas sabem disso. Em uma pesquisa global recente sobre pequenas empresas, a Sage descobriu que o acesso ao capital e ao financiamento foi listado como o segundo desafio comercial mais importante de 2017. Por isso, listamos quatro maneiras de se obter acesso a esse capital e garantir que você se encontre em uma situação financeira saudável:

1. Poupança Interna

Aproveite a oportunidade para revisar seu orçamento e verificar onde você pode reduzir os custos. Você talvez possa renegociar os suprimentos com seus fornecedores para obter taxas mais baixas. Ou quem sabe pode se surpreender com quanto dinheiro pode salvar ao começar a fazer questionamentos.

Experimente coisas como realizar novas cotações para tudo: desde o material de escritórios e serviços de internet até o preço de envio dos produtos. Entre em contato com os fornecedores existentes para renegociar seus contratos a preços mais baixos ou estender os termos de crédito.

Considere trabalhar em conjunto com outras empresas para compartilhar recursos, como equipamentos e até mesmo mão-de-obra. Você também pode identificar e vender ativos subutilizados e começar a alugar a maioria das coisas ao invés de comprá-las.

2. Aumente os investimentos

A maneira mais óbvia de aumentar os investimentos é adicionar dinheiro do seu próprio capital. Certifique-se de conversar com seu consultor financeiro pessoal e seu contador de antemão para se certificar que você pode tirar dinheiro do seu bolso.

Você também pode arrecadar dinheiro de parentes ou amigos. Se você não possui mais dinheiro próprio, converse com o gerente do seu banco para discutir os financiamentos disponíveis. Tenha em mente que abordar o seu banco muitos antes da sua empresa realmente precisar é sempre uma boa ideia, pois diante de uma crise de caixa eles podem rejeitar ou até mesmo cobrar taxas muito maiores de financiamento.

Outra ideia é vender parte do seu negócio a funcionários-chave na companhia. Você provavelmente não vai poder usufruir dessa tática durante os bons momentos, mas naqueles momentos difíceis esta ainda é uma saída interessante para aumentar o capital de giro e motivar os seus principais empregados. Afinal, o dinheiro deles também dependerá do sucesso do empreendimento.

3. Procure por investidores externos

Investidores normalmente querem uma parte acionária do seu negócio antes de realizar um investimento. Assim como os bancos, eles também querem ver uma “proposta de valor” clara na forma de um plano de negócios e de acompanhamento dos documentos financeiros de suporte antes de considerarem investir na sua empresa. Portanto, tenha em mente que essa é uma saída mais de médio e longo prazo, contudo sempre deve ser investigada.

4. Explore subsídios e assistência financeira

Sua empresa pode ser elegível a vários subsídios governamentais. Essa não é necessariamente a primeira e nem a última escolha de financiamento, mas certas indústrias e regiões favorecem certos tipos de negócios e são apoiadas por programas. Tais programas podem incluir empréstimos a taxa de juros baixos e bolsas de desenvolvimento científico e econômico.

Portanto, rever as leis e ficar antenado no que acontece na legislação é de suma importância e muitas vezes pode ser a diferença que falta para conseguir benefícios que propiciarão grandes saltos.

LEIA MAIS:

Tem alguma outra dica de como juntar um dinheiro extra para usar em uma empresa? Estamos ansiosos pelo seu comentário!

Software de gest„o empresarial

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário