4 motivos para manter funcionários na sua empresa

O capital humano é o maior ativo dentro de uma empresa. Porém, contratar os profissionais que são os mais capacitados, engajá-los nas suas atividades e reter os talentos, sem dúvida, não é uma tarefa das mais fáceis. É importantíssimo que o gestor ofereça diversos estímulos na sua equipe, e também os valorize, auxiliando-os a se sentirem realizados profissionalmente.

Se os colaboradores se sentirem desmotivados, poderão diminuir a produtividade e até migrar para os concorrentes. Não pense, neste caso, que você vai substituí-los facilmente. Entenda por que é muito melhor manter funcionários na sua empresa do que contratar novos colaboradores para trabalhar com você!

Desnecessidade de ter despesas para fazer nova seleção

Uma seleção de novos funcionários significa novos gastos para a sua empresa. A dinâmica de seleção dos recursos humanos pode parecer algo simples e não muito custoso, mas a realidade é bem diferente: são dispendiosas e tomam bastante tempo. Programar a retenção de talentos, portanto, evita que você prejudique seu planejamento financeiro e garante que você elimine despesas desnecessárias, pois triagens e entrevistas acontecerão apenas quando forem realmente inevitáveis.

Maior integração à empresa

Muitas vezes, quando existe um buraco na equipe, novos funcionários são selecionados quase que às pressas e mal têm chance de se integrar ao grupo, antes de dar sequência a tarefas ou projetos importantes. O antigo colaborador não só já estava bem conectado aos seus colegas de trabalho, como também conhecia os modos de trabalhar do grupo, a cultura e o ritmo da empresa. A chegada de novas pessoas no quadro de funcionários vai requerer certo tempo de adaptação e integração, inevitavelmente, o que pode atrasar os trabalhos nos períodos de urgência.

Existência de treinamento adequado

Pode ser que o novo profissional não tenha as habilidades ou experiência em algumas áreas cruciais para a empresa, principalmente se a sua organização possui uma política de incentivo aos estudos e atualização de conhecimentos de seus funcionários. Sim, vale a pena contratar um novo talento que, de fato, venha a agregar outros valores ao seu quadro de colaboradores. Mas pode ser mais vantajoso manter alguém que tem certa habilitação do que substituí-lo por outro talento que seja aparentemente compatível. Afinal, há sempre o risco de isto não ser verdade!

Conhecimento do perfil comportamental de quem já está na empresa

Outro ponto a favor da manutenção do funcionário antigo na empresa é que o gestor possui o pleno conhecimento de como ele se comporta no dia a dia, seus humores e suas condutas. Ao longo da seleção de recursos humanos nem sempre é viável perceber com exatidão o que está além da qualificação técnica e das capacitações que constam no currículo do candidato. Pode ser que a escolha não seja a adequada ao perfil que a empresa procura ou que o profissional não tenha as melhores comportamentos, e há chances de isso só ser percebido depois da contratação.

 

Com os métodos e estratégias certas, é possível reter talentos na empresa. O empresário sairá com muito mais vantagens se mantiver seus funcionários motivados, porque eles já conhecem as políticas e os processos da empresa, de maneira que vai fugir da contratação de pessoas as quais terão que passar por uma longa etapa de treinamento e adaptação.

Você tem pensado em maneiras de reter mais talentos na sua empresa ou prefere se arriscar nas seleções para a contratação de novos recursos humanos? Para ambos os casos, vale a pena ler nosso e-book gratuito sobre o tema: “Como atrair, reter e desenvolver talentos para a sua empresa”. Faça o download aqui e conte o que achou nos comentários.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

2 comentários em “4 motivos para manter funcionários na sua empresa

Deixe um comentário