4 super dicas para manter a saúde financeira da sua empresa

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Uma boa gestão faz parte do sucesso da sua empresa, mas além de todos os processos organizacionais para garantir o retorno esperado, é preciso estar sempre atento à boa saúde financeira. A análise constante das finanças é fundamental independentemente do ciclo de vida e do tamanho da empresa, já que os índices e interpretações podem ser ajustados para os pequenos, médios e grandes negócios, o que com certeza facilita a vida dos empresários e gestores. Mas existem outras formas de contribuir para uma gestão mais eficiente e, consequentemente, para manter as finanças da sua empresa em ordem. Confira nossas dicas!

1. Dê atenção aos custos da sua empresa

Se você comparar os seus custos com suas receitas e a conta não bater, algo está errado. Por isso, é preciso atenção e cuidado com o processo produtivo de sua empresa e com todos os gastos que são necessários para colocar seu produto ou serviço à venda.

A correta gestão dos custos é necessária para que não existam impactos negativos em seu resultado, algo que muitas vezes é difícil de reverter. Uma das formas de controlar e entender melhor estes gastos é através do uso de ferramentas ou softwares de gestão, que irão lhe permitir o monitoramento do processo produtivo e facilitar a tomada de decisões sobre investimentos e corte de gastos.

2. Não esqueça do plano de contas

De nada adianta ter cuidado com os custos da empresa e deixar de lado o controle financeiro. Você poder ter lucro e, ainda assim, não ter caixa porque está vendendo muito a prazo ou está com prazo muito apertado para o pagamento de seus fornecedores, por exemplo.

Monte um bom plano de contas e controle prazos de recebimento e pagamento, uma vez que estes devem ser compatíveis para evitar quebras de caixa. Neste aspecto, o fluxo de caixa também é uma ferramenta valiosa. Controle diariamente todo o dinheiro que entra e sai da sua empresa e entenda como seus recursos estão sendo utilizados para garantir a sua saúde financeira.

3. Crie boas relações

Atualmente, fidelizar um cliente é uma questão de sobrevivência em um mercado tão acirrado. Lembre-se que cada cliente é importante para sua receita, o que impacta no seu resultado e na própria sobrevivência do seu negócio.

Já que você se preocupa com os seus clientes, que tal começar a pensar também em seus fornecedores? É preciso estabelecer relações de confiança que lhe trarão vários benefícios: mercadorias entregues de acordo com sua necessidade, melhores prazos e condições de pagamento, além de descontos e outros benefícios. Invista em uma relação de confiança e tenha retornos!

4. Fique de olho nos estoques

Estoque parado é dinheiro perdido. Na análise da saúde financeira de uma empresa, o estoque sempre é levado em consideração. É preciso estar atento à isso já que, além de gerar custos de estocagem, mercadorias paradas podem vencer ou ficar obsoletas, gerando perdas irreversíveis para sua empresa.

Gerencie adequadamente a entrada e saída de mercadorias, trabalhe com seus fornecedores para atender as suas quantidades mínimas e máximas e isso fará com que a saúde financeira da sua empresa seja reforçada!

Você entendeu como algumas simples atitudes auxiliam a garantir a saúde da sua empresa? Já pensou em investir em uma solução integrada e que lhe permite conhecer suas atividades e finanças como um todo? Compartilhe suas experiências conosco e, se estiver em busca de um sistema de gestão, experimente grátis o Sage Start!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

3 comentários em “4 super dicas para manter a saúde financeira da sua empresa

Deixe um comentário