5 dicas indispensáveis para a gestão financeira da sua empresa

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Nós sempre escrevemos isso, mas não custa repetir: gerir bem as finanças da empresa é um dos maiores segredos para um negócio bem sucedido! Afinal, de nada adianta ter uma ideia maravilhosa para começar uma empresa se você não sabe como administrar os recursos financeiros. Sem equilibrar as contas é pouco provável que seu negócio consiga sobreviver, mas a boa notícia é que não é complicado fazer uma boa gestão das finanças do seu negócio.

Confira no artigo de hoje cinco dicas indispensáveis para a gestão financeira da sua empresa!

1. Tenha um registro de tudo o que acontece

Em primeiro lugar, é preciso criar o hábito de anotar todas as entradas e saídas de dinheiro. Só assim você pode garantir que terá todas as informações que precisa para controlar as finanças do seu negócio. É necessário fazer notas detalhadas de como são os gastos e de quais são as fontes de renda da empresa. Com base nestas informações, você consegue visualizar com maior precisão o que precisa ser alterado para aumentar a rentabilidade do seu negócio.

2. Conte com o apoio de uma ferramenta eficaz

Justamente por causa do motivo 1 que é sempre bom contar com a ajuda de um software de gestão financeira, que irá tornar administração mais simples. Uma boa ferramenta permite que você faça o seu planejamento financeiro e o controle o fluxo de caixa dispensando a necessidade de usar fórmulas e planilhas complicadas. Isto é essencial para que você consiga manter o controle total do dinheiro da empresa, sem comprometer a sua produtividade para exercer outras atividades. Conheça o Sage Start e tenha o apoio de uma ferramenta simples de usar!

3. Tenha um planejamento estratégico

Planejamento é o segredo da maioria dos negócios de sucesso. É preciso manter um bom planejamento de comunicação, de marketing, de vendas e, é claro, financeiro. Este último é fundamental para que o empreendedor não se perca em meio às despesas envolvidas no negócio. É necessário planejar para evitar gastar mais do que se pode e para manter a empresa livre de dívidas. Um cronograma em que constem informações importantes, como datas de pagamentos que devem ser realizados ao longo do ano, é uma boa maneira de começar a planejar as finanças da empresa.

4. Estude e procure dicas sobre o assunto

Procure cursos e livros sobre o assunto e aprenda algo novo todos os dias. Faça cursos gratuitos online e leia blogs especializados no tema. Atualmente, é muito fácil encontrar material de qualidade sobre gestão financeira, basta fazer uma boa pesquisa na web.

5. Faça da gestão financeira uma rotina na empresa

Quanto mais você adia o registro de dados financeiros, mais informações se acumulam e é mais possível que você se perca. O ideal é fazer este controle diariamente, para que as informações sejam exatas e para que você não precise perder muito tempo com isso. Separe alguns minutos do dia para atualizar o seu controle financeiro.

Melhore a gestão financeira da sua empresa: controle, organize e planeje! Conheça as soluções que a Sage oferece para isso.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

2 comentários em “5 dicas indispensáveis para a gestão financeira da sua empresa

Deixe uma resposta