5 dicas para acordar mais cedo e render mais

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Você é uma daquelas pessoas que vivem apertando o botão soneca do celular quando ele desperta? Não se preocupe: você, definitivamente, não está sozinho! Muita gente tem dificuldade de acordar cedo e, com isso, a produtividade diária acaba sendo comprometida.

Adiar o momento de despertar pode causar desequilíbrios hormonais, provocar irritabilidade, causar mau humor e gerar indisposição para realizar as tarefas do dia. Para reverter esse quadro, veja dicas para acordar mais cedo e turbinar a produtividade.

Vá dormir mais cedo

Essa dica parece óbvia e pode até soar clichê, mas se você tem tanta dificuldade para levantar, pode ser que estejam faltando algumas horas de sono. Portanto, dormir cedo é crucial para que você acorde com a sensação de noite bem dormida. Isso vai tornar o momento de despertar mais tranquilo, além de elevar — e muito — a sua produtividade diária. Aos poucos você vai perceber que dormir e acordar cedo é um ótimo negócio.

Evite o botão soneca

O ser humano precisa de entre 7 e 8 horas de sono ininterruptas para que se sinta revigorado e animado para enfrentar a rotina. Isso significa que prolongar o sono por 5 ou 10 minutinhos depois que o relógio desperta não é eficiente, tampouco saudável, pois depois de dormir o suficiente, o corpo entende que é hora de acordar e, se você contrariá-lo, os hormônios reagem negativamente. Em outras palavras,  ativar o botão soneca desregula o organismo e pode gerar um impacto muito negativo na sua produtividade.

Não desperdice as manhãs

Inúmeros compromissos, trânsito caótico, responsabilidades mil. 24 horas parece pouco tempo para dar conta de tudo e uma rotina tão intensa e desgastante assim acaba sendo justificativa frequente entre os profissionais que gostam de acordar tarde. Na verdade, é por causa de tudo isso que você deve acordar cedo. Afinal, aproveitando bem as manhãs, o dia rende mais e você consegue produzir melhor. No início do dia, com a cabeça “fresca”, geralmente as pessoas são mais produtivas e criativas.

Planeje o seu dia

Para dormir tranquilo e acordar com pique total, planeje o seu dia de trabalho na noite anterior. Revise sua agenda, faça planos, monte um checklist de tarefas por ordem de prioridade e separe todos os materiais que vai precisar. Assim, a hora de despertar será sossegada e prazerosa, você vai poder tomar o café da manhã tranquilamente e sair mais cedo de casa para não se estressar no trânsito e nem correr o risco de se atrasar.

Gerencie seu tempo e energia

Para não se sentir tão cansado ao final do dia, a ponto de querer dormir sem ter hora para acordar, aprenda a gerenciar o seu tempo e energia. Canalize seus esforços na realização das tarefas importantes, programe as atividades de acordo com os períodos do dia em que você se sai melhor nas funções, não perca tempo com frivolidades e, se necessário, use a tecnologia para organizar sua rotina, agilizar processos e fazer o dia render.

E então, gostou das nossas dicas de produtividade? Vai colocá-las em prática no seu dia a dia? Lembre-se de voltar aqui para nos contar os resultados!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário