Produtividade para pequena empresa

5 dicas para aumentar a produtividade da sua pequena empresa

Diferente do que muitas pessoas pensam, produtividade não significa trabalhar arduamente sem descanso, comprometendo toda e qualquer qualidade de vida no trabalho. Um ambiente de trabalho é muito mais produtivo quando toda a equipe está entrosada e se sentindo confortável. Além disso, quando se tem recursos e ferramentas de trabalho apropriadas, é possível aproveitar ao máximo o tempo útil do expediente da empresa. É, por isso, que já começamos o post com dicas para aumentar a produtividade, mas ainda tem muito mais. Continue lendo!

Dicas para aumentar a produtividade

Se você não sabe por onde começar a melhorar a produtividade em sua empresa, fique atento às dicas abaixo. Elas fornecem um ponto de partida muito importante e um bom norte para suas ações.

1. Crie um ambiente de trabalho agradável

Um ambiente de trabalho onde as pessoas sintam-se livres é muito mais produtivo do que aquele em que todos se sentem pressionados em tempo integral. Conforto, respeito e trabalho em equipe são um dos principais requisitos para um clima organizacional agradável.

Se a responsabilidade de escolher a equipe está em suas mãos, priorize as pessoas que tenham uma postura profissional alinhada aos valores da empresa.

2. Use a tecnologia a seu favor

Somos uma geração privilegiada em poder contar com modernos recursos tecnológicos no ambiente de trabalho, como:

  • Internet;
  • Dispositivos móveis (smartphones e tablets);
  • Aplicativos;
  • Softwares de gestão administrativa e financeira;
  • Softwares na nuvem, que aumentam a acessibilidade;
  • Computadores de última geração.

Aproveite o máximo que a tecnologia tem a oferecer para a sua pequena empresa. Existem aplicativos pagos e gratuitos que podem ser muito úteis no cotidiano de uma empresa. Além disso, existem softwares muito úteis para fazer a gestão administrativa e financeira de seu negócio, como programas emissores de nota fiscal eletrônica — o que é uma das grandes preocupações das pequenas empresas.

Software de gestão empresarial

3. Faça bom proveito de seu tempo

Uma pequena empresa tem menores custos e também soluções mais versáteis para problemas comuns, entretanto, também implica ter menos mãos para desenvolver todo o trabalho e alavancar o desenvolvimento do negócio. Por isso, é comum que os funcionários de pequenas empresas estejam sempre atarefados e saturados com tantas responsabilidades divididas entre poucas pessoas.

Isso torna necessário otimizar a utilização do tempo, desenvolvendo um cronograma de trabalho a ser “religiosamente” seguido, no qual as tarefas sejam designadas para cada membro da equipe de forma organizada e com prazos a serem cumpridos.

4. Estipule metas pessoais

Ter uma pequena empresa pode parecer sinônimo de possuir autonomia profissional — o que, por um lado, é muito positivo para que o ambiente de trabalho seja mais agradável, como citamos anteriormente — mas é preciso saber lidar com essa autonomia sem que a produtividade seja desperdiçada.

Estipular metas é uma forma estratégica de motivar cada membro da equipe a trabalhar a sua produtividade pessoal, mas lembre-se: tenha sempre em vista o crescimento da empresa como foco.

5. Não desperdice energia

Não estamos nos referindo às suas despesas com eletricidade, mas à sua energia vital e de sua equipe. Evite tomar medidas que somente drenam a energia e motivação da equipe, como por exemplo, convocar reuniões demasiadamente longas ou fora do horário de expediente para tratar de assuntos que não possuam muita relevância.

Não existe produtividade em uma equipe desmotivada e sem energia, então saiba economizar os seus recursos para direcioná-los apenas na direção correta.

Quais estratégias você tem utilizado para aumentar a produtividade e qualidade em sua pequena empresa? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

3 comentários em “5 dicas para aumentar a produtividade da sua pequena empresa

Deixe uma resposta