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5 dicas para evitar inadimplência de clientes na empresa

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O número de inadimplentes aumentou cerca de 6,5% até fevereiro de 2016 em relação à mesma data em 2015. Fatores como a atual crise financeira e o aumento do desemprego contribuem diretamente para que esse cenário somente se agrave. Essa realidade acaba refletindo diretamente no caixa de empresas de todos os portes e áreas diferentes, por isso, é preciso ficar de olho em dicas para evitar a inadimplência e reverter essa situação.

Reduzir a inadimplência dos clientes não é uma tarefa fácil, mas com dedicação, organização e disciplina é possível contornar essa realidade e evitar prejuízos mesmo em tempos onde a realidade financeira geral é tão delicada. Continue lendo para conferir algumas dicas  para evitar inadimplência de seus clientes!

O fazer para evitar inadimplência?

Essa é uma tarefa que foge do nosso controle, porém ela pode ter resultados bem diferentes se agirmos sempre prevenidos. Por isso, veja 5 dicas para evitar inadimplência que envolvem a ações antecipadas.

1. Seja rígido com as suas formas de recebimento

Pagamentos com cheques pré-datados, boletos ou promissórias, apesar de possuírem taxas mais baixas, oferecem um alto risco de inadimplência. Pois, o cliente pode escolher não pagar caso aconteça algum imprevisto e em tempos de recessão econômica muitos imprevistos ainda estão previstos pela frente. A forma mais segura de sua empresa se proteger contra os famosos “calotes” é determinando a forma de pagamento, que deve ser feita apenas através de depósitos, transferências e cartões de crédito ou débito.

Os cartões de crédito e débito oferecem taxas mais altas, mas são o meio mais seguro de garantia. Pois, caso o cliente passe por algum problema financeiro e não possa pagar as faturas de sua dívida, a sua empresa irá receber o pagamento da financeira do cartão de crédito e essa dívida ficará incumbida ao cliente.

2. Cuidado ao oferecer crédito para os seus clientes

Ainda que o cliente possua uma boa reputação no mercado, oferecer crédito muito alto, principalmente, nas primeiras compras é altamente arriscado. Procure desenvolver uma boa relação comercial entre a sua empresa e o seu cliente. À medida que a confiança for se estabelecendo você pode aumentar o seu crédito.

3. Emita nota fiscal

Além de evitar o crime de sonegação fiscal e todas as complicações que isso pode trazer para a sua empresa, a presença da nota fiscal é mais uma forma de assegurar os recebimentos posteriores. Principalmente, se for necessário acionar uma ação judicial por conta de uma inadimplência.

Mesmo que o seu cliente proponha algum tipo de acordo e peça que você não emita notas fiscais, esse é o tipo de risco que não vale a pena correr.

4. Exija contrato para qualquer transação por menor que seja

Apesar de toda a informação disponível gratuitamente, hoje em dia, através da internet e de órgãos que fornecem suporte ao empreendedor, como o SEBRAE. Ainda existem muitas empresas que concluem transações comerciais de pequeno, médio e grande porte sem qualquer tipo de contrato. Somente a nota fiscal não pode oferecer todo o tipo de garantia que a sua empresa pode precisar para mover uma ação judicial. Uma vez que é no contrato que ficam estipuladas todas as condições de entrega e recebimento do produto, formas de pagamento, deveres e obrigações de ambas as partes.

5. Seja minucioso com os seus recebimentos

Caso tenham se passado mais do que 45 dias da data do pagamento, não hesite em procurar ajuda especializada. Não se esqueça de que entre 45 a 90 dias de atraso, o seu percentual de recuperação já é avaliado em torno de 60%. Se for necessário, você terá que até mesmo que protestar o nome do cliente.

Não espere passar tanto tempo para começar a tomar medidas mais drásticas. É compreensível que a empresa deve prezar pelo bom relacionamento com os seus clientes, mas a inadimplência gera prejuízos que podem causar danos irreversíveis para o seu negócio.

Como tem sido a taxa de inadimplência em sua empresa? Você tem conseguido contornar essa situação? Conte-nos a sua experiência nos comentários!

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