5 erros de gestão que podem estar desmotivando sua equipe

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Sabia que mesmo sem perceber você pode estar desmotivando seus funcionários? Às vezes cometemos algum erro que deixa os colaboradores desanimados, e essa atitude pode prejudicar o desempenho da empresa. Ser indiferente, dizer que está sempre errado, não reconhecer o valor do funcionário, entre outros hábitos, são erros que não devem mais ser cometidos. Portanto, confira a seguir os erros de gestão que podem estar desmotivando sua equipe no trabalho e pare de cometê-los!

Dizer à pessoa que tudo o que ela faz é um erro

Quando falamos a um funcionário que tudo o que ele faz dá errado, provocamos um desestímulo tão grande que às vezes a pessoa até larga seu emprego. Portanto, o mais importante é você conversar com seu colaborador em particular, dizer o que está errado, e assim orientá-lo sobre qual a forma certa de fazer tal coisa. O diálogo sempre é a melhor solução!

Não dar confiança para o funcionário

No momento em que não damos confiança a alguém, estamos abrindo uma brecha para que algum dia ela nos traia. Ou seja, mostrar a uma pessoa que ela não é de confiança é como se déssemos abertura para que ela realmente faça algo de errado. É necessário dar confiança ao seu colaborador, para que ele se sinta motivado a fazer seu trabalho da melhor forma.

Fala ao funcionário que “sabia que ele ia fazer algo errado”

Esta é a pior forma de desmotivar um funcionário. Isso porque fazemos com que ele não acredite em seu potencial, o que consequentemente afeta seu desempenho na empresa. Nunca desmotive seu colaborador fazendo-o acreditar que seu trabalho não vai dar certo. Sentindo-se estimulado pelo seu patrão de uma maneira positiva, o funcionário sempre dará o seu melhor para agradá-lo. E isso é bom para sua empresa!

Não reconhecer o que deu certo

Mesmo que todas as pessoas devem ser boas naquilo que faz, o reconhecimento é fundamental para qualquer funcionário. Não reconhecer que seu colaborador fez o que era para ser feito e de uma forma eficiente, pode desestimulá-lo a tal ponto que prejudica sua performance no trabalho. O reconhecimento traz resultados positivos no presente e no futuro para a empresa. Bom para os negócios e para seu colaborador, que fará sempre seu melhor, pois sabe que seu valor será reconhecido.

Ser indiferente

Não cumprimentar as pessoas na hora que você chega ao trabalho, não olhar diretamente para os olhos e fingir que todos são invisíveis é um erro e tanto. A indiferença pode trazer desmotivação, e isso leva a baixa produtividade entre os colaboradores. Trate todos os funcionários da mesma forma e com muito valor, afinal, são eles que fazem sua empresa funcionar.

Você conferiu apenas alguns erros de gestão podem desmotivar a sua equipe. Siga nossas dicas e confira se você está cometendo algum erro que desestimule seu funcionário. Está mais do que na hora de corrigi-los.

E você, como faz para notar o que anda de errado com sua equipe? Conte para a gente!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta