5 erros no ponto de venda que estão prejudicando seu negócio

A rentabilidade do seu negócio está sendo prejudicada pelas poucas vendas do seu ponto comercial? Então, é hora de reavaliar a gestão do seu estabelecimento! Falta de agilidade, mau atendimento e dificuldade para encontrar produtos são alguns dos principais motivos para um consumidor desistir da compra e não voltar à sua loja. A boa notícia é que estes são problemas muito mais fáceis de solucionar do que parecem. Descubra, abaixo, se você comete um dos cinco maiores erros no ponto de venda e aprenda a evitá-los.

1. Falta de organização dos produtos

Se um consumidor entra em uma loja buscando um produto, mas demora muito tempo para encontrá-lo, existem boas chances de que ele desista da compra. Além disso, de maneira geral, um cliente só volta se encontra um ambiente agradável e organizado. Para resolver o problema, melhore a logística do seu ponto de venda. Coloque produtos semelhantes próximos e, se necessário, use placas para sinalizar o que está em cada corredor. Também é importante facilitar a circulação das pessoas na loja.

2. Mau atendimento

Funcionários despreparados também prejudicam o seu negócio. Se coloque no lugar do consumidor: se, ao chegar a uma loja, os atendentes demoram a lhe oferecer ajuda ou se são antipáticos. Você voltaria a fazer compras no local? A maioria das pessoas não voltaria! É preciso lembrar que o atendimento oferecido pelos seus colaboradores reflete diretamente na imagem da sua marca. Garanta que os consumidores terão uma boa impressão do seu estabelecimento e invista em treinamento para os seus funcionários.

3. Falta de agilidade no atendimento

Ninguém gosta de ficar horas esperando na fila para poder pagar pelos itens comprados. Mesmo assim, nem todo dono de empreendimento comercial percebe a importância de oferecer um processo mais ágil de pagamento. Este é um diferencial que faz com que o seu ponto de venda se destaque da concorrência! Para oferecer um atendimento melhor aos seus clientes, basta ficar de olho na movimentação do local: deixe mais caixas ativos em épocas em horários mais movimentados! Um bom sistema para frente de caixa também pode fazer toda a diferença.

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4. Falta de preços nos produtos

Muitos consumidores acham chato precisar perguntar o preço de cada item pelo qual têm algum interesse. Ainda assim, muitos pontos de vendas deixam produtos sem preços nas prateleiras. Facilite o processo de compras para que os consumidores fiquem bem impressionados com o seu estabelecimento! Você pode colocar uma máquina leitora de código de barras para que os clientes chequem sozinhos os preços dos produtos ou melhorar o sistema de colocação de preços para garantir que todos os produtos terão seus valores anexados.

5. Má gestão de estoque

Quando o controle do estoque deixa a desejar ou faltam ou sobram produtos no ponto de vendas ocorre uma má gestão de estoque. No primeiro caso, o ponto pode perder uma venda, porque o cliente vai ao local e não encontra o produto que precisa. No segundo caso, os produtos podem estragar – o que prejudica a rentabilidade dos negócios. Este é um problema que pode ser solucionado com a adoção de um bom sistema de gestão de estoque.

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3 comentários em “5 erros no ponto de venda que estão prejudicando seu negócio

  1. Boa tarde.Eu tenho uma troca de óleo,meus produtos estão bem expostos e com etiquetas de preços nas prateleiras correspondentes.Tenho uma salinha de espera com café,bebedouro,TV,sinal Wifi,cadeiras confortáveis mais sinto que os clientes não ficam a vontade.Eles ficam com vergonha e eu preciso falar “fiquem á vontade! podem se sentar,podem se servirem de café ou água se quiserem,tem sinal wifi !” Preciso dizer isso sempre!.Pensei em escrever em uma faixa ou na parede da loja … “Sejam bem vindos!” O que vocês acham da ideia? me ajudem!
    Muito obrigado desde já.

    1. Oi, Alberto! Tudo bem?
      Bom… Antes de mais nada, você precisa conhecer bem o seu público para ver o que eles consideram um “ambiente agradável”, pois pode ser que acabem se sentindo desconfortáveis mesmo. É preciso tomar bastante cuidado nessa hora! Uma sugestão é conversar com clientes mais antigos e descobrir a opinião deles de maneira informal.
      De qualquer forma, deixar claro que o café e a água são uma cortesia nunca é demais. Sem forçar a barra, você pode convidá-los a se servir. Outra dica é colar uma folha com a senha do wi-fi em algum lugar e avisar que podem acessar se preciso. 🙂
      Espero que nossas dicas te ajudem!

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