5 hacks de produtividade para o empreendedor ágil

A produtividade é um dos grandes desafios para quem optou por ser o protagonista do próprio negócio. A rotina de um empreendedor envolve diversas responsabilidades, com tomadas de decisões arriscadas que trazem consequências impactantes ao desenvolvimento da empresa.

Para que tudo funcione satisfatoriamente dentro dessa rotina do empreendedor, é fundamental incorporar a ela posturas que, na prática, contribuam para uma maior organização, tanto dos espaços físicos e virtuais, quanto do tempo. Veja algumas dicas para alcançar produtividade e até conseguir mais chances para inovar.

Use a tecnologia, mas apenas ao seu favor

A realidade dos aplicativos como facilitadores no desempenho das mais diversas tarefas é um exemplo de uso da tecnologia que não pode ser desperdiçado. Teste aplicativos por um período de tempo para verificar quais podem contribuir com a sua rotina.

Evite o desperdício de tempo em redes sociais. Normalmente, já é grande o período de exposição dos profissionais a dispositivos eletrônicos, procure destinar esse tempo apenas para alcançar objetivos do negócio, desconectando-se sempre que necessário e fazendo pausas para arejar as ideias. Aproveite para incorporar exercícios físicos à sua rotina, é uma forma manter o equilíbrio e ganhar disposição para as longas horas de uso do computador.

Enfrente as tarefas menos desejáveis primeiro

É verdade que algumas tarefas podem e devem ser delegadas, no entanto outras menos desejáveis têm de ser feitas. Postergar a realização dessas apenas vai consumir sua energia, por isso defina um dia e comece por elas, conclua e não permita que se tornem uma preocupação recorrente.

Separe o que é importante do que é urgente

Procure resolver imediatamente o que for mais simples, dando andamento às pequenas tarefas tão logo elas apareçam. O que for importante certamente vai exigir maior dedicação e um prazo maior, o que é diferente de ser urgente. Neste último caso, o prazo já se esgotou e não resta tempo para aprimorar mais nada, tudo se resume a concluir.

Aprendendo a identificar as importâncias você tem oportunidade de rever e reforçar os objetivos da empresa. A ideia é evitar completamente que existam urgências, pois elas demandam uma sobrecarga de energia e, em repetição, levam a uma rotina caótica.

Faça uma tarefa de cada vez

Atuar no método multitarefas compromete a qualidade do seu trabalho. Principalmente para quem trabalha em casa, é importante não se deixar levar por outros afazeres rotineiros, alternando o trabalho com outras funções que costume desempenhar no ambiente doméstico. Os resultados são melhores quando o profissional se mantém concentrado na conclusão das etapas.

Planeje sua semana desde domingo à noite

Empreendedores e líderes com talento para gestão de tempo têm um grande diferencial competitivo. Administrar o próprio tempo requer ter uma percepção sobre quais são os intervalos úteis ao longo do dia para usar isso a favor do negócio. Algumas horas de planejamento num domingo à noite podem render uma semana mais objetiva e tranqüila quanto ao alcance dos objetivos previstos para aquele período. Escreva, defina e agende para dar início a uma semana de trabalho mais dinâmica.

Já conhecia alguns desses hacks de produtividade? Qual deles trouxe bons resultados para você? Comente e compartilhe conosco!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário