Treinamento empresarial

5 motivos para investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Independente do porte de uma empresa, seja micro, pequena, média ou grande, um dos recursos mais eficazes para fazê-la crescer é o fator humano. Uma equipe qualificada e preparada para o mercado é capaz de agregar valores à empresa de forma que ela possa se desenvolver exponencialmente. Cada vez mais empresas estão investindo em treinamento e desenvolvimento de pessoas, pois este é considerado um investimento inteligente, onde o retorno é 99,9% garantido.

Se você é sócio ou proprietário de uma empresa, continue lendo para conferir cinco motivos importantes para se treinar seus colaboradoes.

Como treinar e desenvolver pessoas?

  • Através de dinâmicas em grupo;
  • Workshops e palestras de profissionais que são destaque no mercado;
  • Investindo em aplicação de cursos profissionalizantes e treinamentos em equipe;
  • Simuladores e jogos digitais;
  • Oficinas de trabalho;
  • Estudos em grupo;
  • Acompanhamento individual ou em grupo por um Coach.

Entre muitas outras formas que adequem ao cronograma e ambiente de trabalho de sua empresa.

Fique atento aos benefícios que você pode alcançar investindo em treinamento e desenvolvimento de pessoas.

1. Incentiva o engajamento da equipe

Para uma empresa nada melhor do que uma equipe de colaboradores que “vestem a sua camisa”, não é mesmo? Quando você valoriza sua mão de obra investindo na otimização das habilidades dos colaboradores e os preparando para o mercado, eles se sentem parte do time e ficam muito mais motivados para “lutar” pelos valores da empresa.

Você precisa de uma equipe motivada e qualificada ao seu lado, que tenha consciência da importância de suas respectivas funções e faça o seu melhor para desempenhá-las.

2. Aumenta a produtividade

Seja qual for o setor no qual o seu negócio atua, certamente, ele trabalha com estipulação de metas, resultados e demandas a serem atingidas. Portanto, você precisa de uma equipe de colaboradores funcionando como um relógio, sistemática e sincronizada para que os seus objetivos sejam alcançados todos os dias. Mas isso só é possível se os seus funcionários estiverem devidamente treinados. Investir no treinamento de pessoas aumenta significativamente a produtividade de sua empresa.

3. Estimula o trabalho em equipe

Ambição é uma qualidade importante, quando não está atrelada aos aspectos, como: competitividade e individualidade. Muitos chefes incentivam a ambição com a motivação errada: estimulando a equipe a competir entre si pela busca de melhores resultados individuais e até mesmo ameaçando demitir aqueles que não atingirem as suas metas pessoais. O que acaba gerando um ambiente de trabalho tenso e opressivo, onde cada funcionário se torna ambicioso de uma forma agressiva e prejudicial para si e para a empresa.

Investir no treinamento e desenvolvimento de pessoas faz com que os seus colaboradores unam as suas metas e objetivos como um só e lutem para atingi-los como uma verdadeira equipe. O seu negócio só tem a ganhar com um ambiente de trabalho cooperativo.

4. Eleva o nível de competitividade entre os concorrentes

Com uma equipe de colaboradores que se sentem valorizados, engajados com os seus valores, produtivos e que trabalham em equipe, sem dúvidas o seu negócio terá o nível de competitividade destacado entre os seus concorrentes, já que os seus resultados positivos serão explícitos no mercado.

5. Estabelece metas 

Como citamos anteriormente, qualquer negócio sobrevive atingindo metas diariamente. Entretanto, estimular um ambiente competitivo com uma motivação errada acaba sendo prejudicial tanto para a equipe quanto para a empresa. Mas ao investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas tanto os objetivos da empresa quanto os objetivos dos funcionários alinham-se e seguem para a mesma direção. Funcionários que trabalham em equipe para atingir as metas não de forma individual, mas como um time tem muito mais chance de cumpri-las de maneira eficiente.

Você ainda tem dúvidas sobre a necessidade de sua empresa investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas? Comente!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “5 motivos para investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas

Deixe um comentário