5 motivos para saber um pouco de tudo ao empreender

Poucas habilidades são tão importantes no mundo administrativo quanto a de ter o famoso “jogo de cintura”: saber como agir e lidar com as mais diversas situações e desafios que podem aparecer na rotina de uma empresa, envolvendo os mais diversos tipos de público, setores, parceiros, clientes, concorrentes e funcionários. Mas para tirar proveito desta característica com excelência, é exigido do gestor um certo conhecimento sobre as mais diversas áreas que envolvem o seu negócio. Quer então alguns motivos para sair de sua zona de conforto? Então continue lendo este post e saiba por que é importante sair da restrição da especialização e se aprofundar também em outras áreas! 

Tenha mais segurança para o investimento

Ter um conhecimento abrangente sobre todos os pontos que envolvem um negócio é determinante para dar credibilidade a clientes e investidores acreditarem na sua ideia. Isso passará confiança para eles e você estará apto a responder e resolver eventuais questionamentos que possam ser cruciais no fechamento de um acordo.

Previna-se contra maus negócios

O administrador de uma nova empresa é, frequente e infelizmente, alvo de aproveitadores e fornecedores que tentam deixá-lo em posição desvantajosa. Saber bem sobre como funcionam todos os processos de uma empresa pode preveni-lo de fechar contratos que em um primeiro momento pareçam bons, mas que irão prejudicá-lo em médio e longo prazo.

Melhore o aproveitamento da empresa

Através de um administrador multidisciplinado, a empresa ganha em agilidade e resultados, pois ele é capaz de entender exatamente o que é necessário para que um trabalho seja bem feito. Dessa forma, ele cria condições para que a produção seja feita com qualidade e que esta esteja pronta para suprir uma necessidade quando um imprevisto ocorrer.

Domine um pouco de cada área

Sabendo um pouco de todos os processos, o gestor será capaz de analisar cenários através uma visão mais estratégica do contexto geral da empresa, sendo assim capaz de direcionar esforços para conquistar os objetivos desejados da maneira mais eficiente possível.

Consolide sua liderança

Mais do que tudo, entender como funciona cada área da empresa e se colocar no lugar das pessoas responsáveis por elas, é capaz de fazer com que suas decisões sejam assertivas e aceitas pelos colaboradores. Isso certamente ajudará a consolidar sua imagem de líder, aquele que inspira, que tem a confiança do grupo e que sabe o que está fazendo, algo que vai muito além de um simples gestor.

Para tirar proveito dos frutos que a multidisciplinaridade pode trazer, pense em si mesmo como um profissional em “T”, no qual a haste vertical representa o aprofundamento em um determinado assunto enquanto a haste horizontal representa a abrangência do seu conhecimento. É excelente dominar completamente uma área específica, mas não se esqueça também de alimentar a área ocupada pelos conhecimentos extras que certamente farão toda a diferença para uma boa administração de seu negócio. São os profissionais em “T” os mais valorizados hoje no mercado, e uma empresa que conta com um gestor que possui esta característica vai estar em vantagem em relação à concorrência.

Como estão os seus conhecimentos sobre as mais diversas áreas que envolvem seu empreendimento? Você se considera um profissional “T”? Tem dicas ou gostaria de acrescentar outros benefícios de como ampliar campos de conhecimentos para saber um pouco de tudo? Contribua com o debate e deixe seu comentário.

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