projetos-colaborativos

5 projetos colaborativos para fazer com sua equipe

Com o fim dos temidos cubículos nos escritórios modernos e os novos projetos de open offices, com bancadas compartilhadas, os colegas de trabalho nunca interagiram tanto.  E essa pode ser uma oportunidade maravilhosa de melhorar a integração e o relacionamento da equipe dentro e fora do escritório em projetos colaborativos que engajam pessoas de todos os perfis.

Acompanhe nossas sugestões e descubra cinco projetos colaborativos que você pode começar na sua empresa hoje mesmo!

Projeto colaborativo: já ouviu dizer?

Os projetos colaborativos foram desenvolvidos com o intuito de motivar os colaboradores de empresas à práticas que podem melhorar o dia a dia, a produtividade, o relacionamento e muitos outros aspectos da vida. Muitas vezes, essas práticas ajudam a desestressar, podem ser práticas mais saudáveis de alimentação e muito mais. O importante é que a equipe tenha vontade de participar e pratique junto.

1.  Segunda sem carne

A campanha Segunda Sem Carne tem o objetivo de disseminar o hábito entre pessoas não vegetarianas de abrir mão da carne todas as segundas-feiras. A ideia é mostrar para as pessoas o impacto negativo que a produção e o consumo da carne produzem no mundo, seja para os animais, para o meio ambiente e para a humanidade. O projeto é muito bacana e é encabeçado pelo ex-Beatle Paul McCartney. Que tal fazer uma lista de bons restaurantes vegetarianos na região do seu escritório e marcar com a galera de provarem novas opções todas as segundas-feiras?

Conheça mais sobre o projeto aqui.

2. Manicure no escritório

Perder a hora do almoço para fazer as unhas não precisa ser mais um problema! Trazer uma manicure para o escritório uma vez por semana é um serviço barato e acessível. A ideia é que uma profissional de confiança, seja freelancer ou funcionária de um salão da região, passe um dia inteiro no escritório atendendo com hora marcada.

Não tem espaço para receber a manicure? Que tal montar uma caixa colaborativa com esmaltes diversos, algodão, acetona e lixas de unha? Só não vale dividir o alicate de cutículas, nesse caso e melhor que cada funcionária traga e mantenha o próprio instrumento.

3. Voluntariado corporativo

Muitas ONGs e organizações do terceiro setor acabam recebendo equipes inteiras de funcionários de empresas para realizar o que chamam de voluntariado corporativo. A ação pode fazer parte de uma campanha específica que o RH da empresa está organizando aquele ano, como, por exemplo, recolher alimentos não perecíveis ou roupas para a Campanha do Agasalho, ou mesmo voluntariado in loco dentro de alguma ONG.

A TETO é uma ONG bacana que tem um programa super organizado de voluntariado corporativo. Vale a pena dar uma olhada!

4. Café da manhã coletivo

A semana está acabando e o gás da equipe também? Que tal organizar um café da manhã coletivo do setor ou da empresa (se for pequena)? Cada um traz uma guloseima e a empresa pode fornecer, por exemplo, café, água e suco. O café pode ser servido na mesa da copa ou em uma bancada lateral, para que todos possam beliscar durante o dia.

É uma forma simples de integrar equipes e fazer com que os funcionários interajam de maneira informal.

5. Casual Friday para empresas que pedem o uso de roupas sociais no escritório

A Casual Friday ficou famosa em empresas que possuem um dress code mais rígido orientando os funcionários que sempre usem roupas sociais ou mais formais. Para aliviar um pouco a rigidez, a sexta-feira foi escolhida como o dia em que eles podem relaxar um pouco mais no visual, trocando a camisa social por camisa polo e calça social por jeans. Quem usa terno completo pode fazer a sua versão casual, com jeans, camisa social e um blazer.

Conhece algum outro projeto colaborativo bacana se ser colocado em prática no escritório? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário