5 sinais de que você precisa melhorar os controles da sua empresa

Já se foi o tempo em que os esforços da equipe de gestores de uma empresa eram focados no operacional e não no estratégico. Com os avanços que a tecnologia teve nas últimas décadas, soluções inovadoras foram criadas e houve a chegada dos sistemas de gestão empresarial, trazendo consigo uma infinidade de recursos que tornam o cotidiano administrativo muito mais prático e eficiente.

Se você ainda utilizada métodos ultrapassados para gerir os processos de sua empresa, confira agora 5 dificuldades de gestão que dão sinais de que está mais do que na hora de melhorar os controles da sua empresa.

1. Muitas planilhas e documentos impressos

Quando chega o final do mês, toda a equipe de gestores entra em pânico porque sabe que tem que encarar pilhas e mais pilhas de papeis e uma infinidade de planilhas. O trabalho que eles têm pela frente — para checar e confrontar todos estes documentos — pode levar dias, e isso toma um tempo precioso que poderia ser investido em uma tarefa mais relevante.

Os métodos que sua empresa utiliza para gerenciar as finanças e outras questões administrativas são ultrapassados. Está mais do que na hora de melhorar os controles da sua empresa, unindo todos esses documentos em apenas um sistema moderno e automatizado, que desempenha a tarefa de confrontar informações com precisão e agilidade, gerando relatórios específicos para cada departamento da empresa.

2. Produtividade insatisfatória

Não é apenas a produtividade da equipe de administradores que é comprometida quando se utiliza métodos ultrapassados para gerir as atividades de um determinado setor da empresa, como citamos anteriormente. Por exemplo, a equipe de vendas também pode ter seu desempenho afetado por conta da falta de precisão nas informações que recebe a respeito de seus resultados, sem mencionar o desperdício de esforço que é aplicado no operacional ao invés do estratégico.

A ausência de um software de gestão empresarial completo toma tempo, trabalho e energia de cada setor da equipe. Deixe os setores de sua empresa livres para produzirem algo construtivo para o negócio, focando seus esforços onde realmente importa.

3. Inconsistência de informações

Com muita frequência, acontecem situações em que sua equipe precisa checar novamente números, informações e documentos que já foram enviados para a contabilidade por conta de dados que não batem e valores que não conferem com os seus registros.

Isso é o que chamamos de retrabalho. Geralmente, ele toma mais tempo do que quando o trabalho foi feito pela primeira vez e é um total desperdício de esforço da equipe. Infelizmente, é muito comum que um erro ou outro acabe passando despercebido pelos olhos do gestor, afinal ele é um ser humano. Entretanto, o problema é que, quando se trata do financeiro de uma empresa que lida com milhares de números diariamente, um simples “errinho” pode causar uma bola de neve no futuro.

Um sistema de gestão financeira eficiente não somente registra as informações em um banco de dados seguro, mas também as confronta, caso haja inconsistências. Esse simples recurso torna a contabilidade de sua empresa totalmente precisa e imune contra qualquer tipo de inconsistência de informações.

Software de gestão empresarial

4. Lentidão nos processos

Se você ainda utiliza métodos ultrapassados para gerir a sua empresa, não é preciso citar que você não tem acesso às aos seus processos em tempo real, não é mesmo? Por exemplo, a cada venda realizada no operacional, posteriormente é preciso lançar e registrar as informações no financeiro e atualizar os números do estoque por meio de planilhas. No final do dia, são dezenas — e até centenas — de vendas para checar, confrontar dados e atualizar o estoque.

Imagine o quão mais fácil seria se todo este procedimento fosse automatizado e as informações atualizadas simultaneamente. Á medida que as vendas são realizadas, o financeiro recebe informações e o estoque é atualizado em tempo real: essa é a realidade ideal.

5. Estoque desatualizado

Quantos problemas você já teve porque o seu estoque estava desatualizado? Vendas perdidas e clientes insatisfeitos porque você vendeu um produto que constava no estoque, mas no final das contas os seus números não estavam atualizados.

Sem mencionar o quanto é trabalhoso cruzar os dados na hora de conferir e atualizar um estoque inteiro utilizando pranchetas e planilhas, além de ser um processo totalmente sujeito a falhas e cheio de desorganização nos controles.

Um sistema de gestão automatizado mantém os números de seu estoque sempre atualizados, evitando que sua empresa trabalhe às cegas se utilizando da dedução. A produtividade também pode ser otimizada porque, com números reais na tela de seu computador, é possível se planejar com antecedência e evitar que o estoque chegue a zero, além de também evitar que você compre itens que já constam no inventário e acabe ficando com estoque parado.

E então? Você não acha que está mais do que na hora de melhorar os controles da sua empresa? Conheça as soluções que a Sage tem a oferecer para o seu negócio!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

3 comentários em “5 sinais de que você precisa melhorar os controles da sua empresa

Deixe um comentário