6 características que você nunca vê em pessoas bem-sucedidas

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Vivemos tentando desvendar os segredos das pessoas bem-sucedidas. Descobrir a fórmula do sucesso daqueles que admiramos pode não ser tão simples, mas é possível perceber alguns comportamentos que os impulsionam — e aqueles que podem ter o efeito contrário. Por isso, partiremos da negação para avaliar o nosso comportamento: quais são as características que você nunca vê em quem é exemplo de produtividade e empreendedorismo?

Confira algumas delas e avalie se você está no caminho certo!

Elas não desanimam frente a um erro

Lidar com um erro é sempre desanimador, principalmente quando ele é fruto de um grande esforço e investimento. Mas é preciso encará-lo como parte do aprendizado inerente a todo processo de empreendedorismo. As pessoas bem-sucedidas não se frustram nos momentos difíceis e não deixam a produtividade ser abalada por eles. O erro pode ser discutido em grupo, em uma reunião de lições aprendidas, nas quais estratégias de ação são delineadas para que ele não se repita.

Elas não mudam de opinião só para agradar

Independentemente do negócio em que você atua, administrar relacionamentos deve fazer parte de seu dia a dia, seja com clientes, com funcionários, com parceiros ou fornecedores. Portanto, dizer sim só para agradar não faz parte da personalidade de um líder que acredita nos seus negócios e na sua postura de atuação. Isso não significa, é claro, ser intolerante, apenas ponderar e discutir de igual para igual com todos os parceiros.

Elas não falam mal dos outros

Comparar cenários, profissionais e concorrentes é fundamental para ter um benchmarking efetivo e traçar a sua estratégia de negócios. Criticar os outros, seja no âmbito pessoal ou profissional, por sua vez, pode impactá-lo profundamente. Ao falar mal de alguém, você demonstra insegurança e falta de habilidades profissionais. Se isso acontece dentro da empresa, então, ainda pior: intrigas ou discussões impactam diretamente a produtividade da equipe.

Elas não se atrasam

Pode parecer que grandes executivos têm a agenda tão cheia que não conseguem dar conta de seus compromissos. Pelo contrário, eles sabem lidar com a rotina agitada e programam-se para otimizar o tempo — o próprio e o do empreendimento que possuem. Por isso, chegam sempre pontualmente aos compromissos, para não impactar o restante da agenda e nem os demais participantes dos encontros. Essa postura demonstra profissionalismo e respeito.

Elas não têm medo do novo

Acostumar-se com procedimentos e estratégias que deram certo é a postura mais comum dos profissionais. Aqueles voltados ao empreendedorismo, porém, agem de forma diversa: buscam sempre novas formas de fazer o trabalho, novas experiências e formações. Isso é essencial se pensarmos que o próprio mercado se transforma constantemente e que os consumidores também seguem esse ritmo.

Elas não se esquecem da vida pessoal

Dedicamos muitas horas de nosso dia ao trabalho, e não apenas durante o expediente. Principalmente para os líderes, a sua carreira é fruto de reflexão e estudos constantes. Dar essa importância, porém, não significa esquecer da vida pessoal, dos hobbies, familiares e amigos. Ter tempo livre faz com que a produtividade seja maior, além de estimular a criatividade.

Elas não perdem tempo

Líderes de sucesso dedicam muitas horas do seu dia ao trabalho – e não apenas durante o expediente -, mas isso não significa esquecer da vida pessoal e dos hobbies, por exemplo. Para terem tempo livre, algo que estimula sua criatividade e produtividade, estas pessoas não perdem tempo na realização de suas tarefas: sabem priorizar as coisas, buscam ferramentas que facilitem sua gestão, delegam tarefas à sua equipe e sabem dizer não.

 

Pronto para avaliar as suas posturas negativas e começar a fazer diferente? Compartilhe também as suas dicas de sucesso conosco!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “6 características que você nunca vê em pessoas bem-sucedidas

Deixe uma resposta