6 dicas para fazer entrevistas de emprego melhores

Encontrar o melhor candidato para atuar em um setor da sua empresa pode ser uma tarefa bastante complicada. Após receber um volume grande de currículos potencialmente bons, muitos avaliadores de recursos humanos cometem alguns erros fatais durante as entrevistas. Tão importante quanto saber onde buscar profissionais qualificados, é se preparar e saber conduzir uma entrevista para obter as informações mais relevantes sobre quem quer entrar no seu negócio.

Para selecionar os melhores candidatos, é preciso aproveitar o contato direto durante as entrevistas para perceber o que o profissional pode, de fato, oferecer para a empresa. Existem perguntas essencias a serem feitas e métodos para perceber a sinceridade de quem as responde.

Selecionamos abaixo algumas dicas para fazer entrevistas de emprego melhores e mais eficazes. Confira!

1 – Determine o perfil esperado pela empresa

Entenda bem qual é o cargo e as funções que serão desempenhadas pelo candidato. A partir disso, elenque as principais habilidades que devem ser demonstradas pelo aspirante à vaga. Pense nos problemas e desafios que serão enfrentados pelo profissional e as condições de trabalho. Por exemplo: é necessário saber trabalhar em equipe? Haverá situações de tensão nas quais é preciso manter a calma? É preciso ser criativo? Foque no perfil específico que o cargo exige e prepare as perguntas certas.

2 – Elabore as perguntas com cuidado

Uma pergunta mal formulada compromete a compreensão do candidato e você não consegue as informações que precisa. Seja claro e objetivo no que quer saber a respeito de quem está sendo entrevistado. Evite perguntas muito simples que possam ser respondidas apenas como “sim” ou “não”, essas respostas empobrecem o processo e não te ajudam a avaliar a fluência e habilidade cognitiva. Da mesma forma, não apresente questões muito longas para que o concorrente não se perca nem se enrole nas respostas.

Perguntas mais abertas têm a vantagem de não induzir uma resposta específica. Deixe que o entrevistado apresente uma argumentação ampla e use isso para avaliar sua capacidade de elaboração, raciocínio e vocabulário.

3 – Defina blocos de assuntos a serem questionados

Divida informalmente a entrevista em temas. Comece pelos aspectos pessoais, dê mais atenção a questões profissionais e experiência e, ao final da conversa, dedique alguns minutos para que o candidato exponha eventuais dúvidas em relação ao cargo ou a empresa.

4 – Compreenda bem as respostas

Se o candidato oferecer alguma resposta confusa ou incompleta, esclareça sua dúvida de imediato. A avaliação não pode ser comprometida por algum ponto que tenha ficado obscuro. Respostas mal elaboradas atrapalham o objetivo da avaliação e, inclusive, podem indicar algum aspecto que o candidato não quer abordar ou prefere esconder. Insista em obter todos os dados para conhecer bem o profissional.

5 – Tome cuidado com a duração da entrevista

Uma boa entrevista deve ser realizada em um período razoável de tempo. Uma conversa muito curta é ineficiente para conhecer bem o perfil do entrevistado. Já entrevistas muito longas são desnecessárias e indicam que a preparação das perguntas não foi bem realizada. Não há um tempo fixo ideal, mas a entrevista deve ser sempre esclarecedora em todos os pontos relevantes para a empresa.

6 – Seja imparcial, mas evite uma postura muito rígida

Evite comentários pessoais ou impulsivos, a entrevista é o momento de ouvir o candidato e conhecer ser perfil. Seja neutro para deixar o entrevistado mais à vontade. Ouça mais e fale menos. Além disso, criar um clima amigável favorece a troca de ideias e informações. Uma boa dica é começar a entrevista com perguntas amenas que aliviem a tensão, fale sobre o tempo ou o trânsito, por exemplo.

Recrutar bons profissionais é essencial para manter o desenvolvimento de um negócio. Na hora de escolher as pessoas certas para compor seu time, é importante criar formas de analisar competências e habilidades por meio de uma entrevista bem elaborada e eficaz.

Você tem outras dicas para conduzir bem uma entrevista de emprego? Conte para a gente nos comentários.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta