6 dicas para melhorar o seu pós-venda

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Ter um diferencial é o primeiro passo para se aproximar e criar um vínculo maior e duradouro com seus clientes. Uma ótima estratégia para cativar e fidelizá-los é prestar uma assessoria pós-venda, que irá estreitar as relações e garantir a plena satisfação com os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. É bem provável que você já faça isso, mas será que é bom o bastante para garantir futuros negócios e/ou para conquistar definitivamente a confiança das pessoas, a ponto delas indicarem sua empresa para outras, por exemplo?

Confira agora seis dicas para melhorar o pós-venda da sua pequena empresa e ser bem-sucedido nesta missão, que poderá aumentar os lucros da sua empresa. Vamos lá?

1. Demonstre gratidão

Você lembra daquela frase clássica do saquinho de pão, que diz “Gratos pela preferência”? Tenha certeza que não se trata de um enunciado aleatório! Uma postura de gratidão gera bem-estar, principalmente se você mesmo fechar um negócio. Afinal, é sempre bom valorizar alguém que optou por você e pelo seu produto ou serviço.

2. Mantenha a sua palavra

O pós-venda começa, na verdade, na pré-venda. Portanto, você deve honrar todos os compromissos firmados com o cliente antes de efetivar o negócio para convencê-lo que, de fato, ele fez um ótimo negócio ao escolher comprar aquilo que você vende. Se você não cumprir o que prometeu, o comprador se arrependerá e passará uma imagem negativa do seu produto/negócio aos outros.

3. Esteja disponível

Ter atenção com o cliente é fundamental para um pós-venda vencedor. Afinal, muitas vezes surgem uma série de dúvidas após a compra algum serviço e produto e seu cliente precisará de uma assessoria para acabar com elas. Se você estiver disponível, com certeza, ele ficará mais tranquilo e ganhará mais confiança em sua empresa, sentindo que você não o abandonou após vender e que se interessa verdadeiramente pelos seus clientes.

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4. Procure o cliente antes dele procurar por você

Você não só pode – como necessita – procurar seus clientes após as vendas, antecipando suas prováveis dúvidas ou problemas, principalmente se você tiver uma pequena empresa. Estar um passo à frente perguntando se o produto chegou perfeitamente ou se o serviço correu bem vai surpreender seu público e deixar uma ótima impressão.

5. Usufrua da tecnologia

Aproveite os meios virtuais e tecnológicos a seu favor, mantendo contato com quem já comprou de você. Que tal aproveitar as informações cadastradas em seu software de vendas para, por exemplo, enviar novidades, notícias de sua área de atuação ou um cartão no aniversário dos clientes? Faça isso de maneira coerente, moderada, sem spam ou forçar a barra, ok?

6. Ouça seu cliente

Aquela máxima de que “o cliente tem sempre razão” nem sempre deve ser levada ao pé da letra. Ainda assim, precisa ser levada em consideração, pois sempre é possível melhorar seus serviços ouvindo o que o cliente tem a dizer, seja uma reclamação ou um elogio/sugestão. Jamais ignore o que um cliente tem para dizer e mantenha uma postura aberta e receptiva. Isso pode gerar bons frutos e bons negócios posteriormente!

Um pós-venda eficiente ajuda a deixar a imagem de sua empresa cada vez melhor e as pessoas se sentirão felizes por fecharem um negócio com você.

Que estratégias têm o hábito usar no pós-venda da sua empresa? Tem obtido bons resultados? Conte para nós suas experiências!

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