6 dicas para organizar o estoque da sua loja

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Você sabia que o maior erro de um negócio, principalmente de pequeno e médio porte, é tratar todo o estoque como um simples depósito? E que este controle está diretamente ligado ao sucesso das vendas, você sabia?

Pois é isso mesmo! Diferentemente do que muitos pensam, ter um armazenamento de produtos bem organizado do início ao fim pode ser a grande diferença entre ter um cliente satisfeito ou não! E foi pensando nisso que separamos as seis melhores dicas de como organizar o estoque da sua loja, seja ela física ou virtual. Confira no post de hoje!

1. Monte um plano de armazenamento

É muito importante montar um plano de armazenamento para demarcar as áreas de maior e menor tráfego na sua loja. Ao fazer isso, fica mais fácil identificar os produtos com maior giro e colocá-los na parte da frente do estoque ou em locais para fácil reposição. Itens sazonais e com um volume menor podem ficar na parte de trás.

2. Estabeleça processos

Para evitar possíveis problemas é importante criar uma rotina de atualização das ferramentas de controle. Toda vez que um produto for vendido, por exemplo, é preciso que a planilha seja atualizada com a baixa do produto. Assim, é possível saber exatamente quantos produtos ainda estão disponíveis. Nesta hora, um sistema de gestão integrado pode facilitar, pois retira o produto de estoque após a venda.

BANNER_controleestoque_SS_648x150

3. Mapeie o fluxo

Se você quer que o controle do estoque te ajude a aumentar as vendas, é necessário saber exatamente quais são os produtos com maior e menor saída, além, é claro, da frequência com que cada item é reposto. Para esse mapeamento é preciso analisar o histórico de vendas da sua loja: que produtos você costuma vender mais, em que época eles são mais procurados etc.

4. Programe as compras

Para a boa organização de um estoque, é preciso programar as compras da sua loja e criar um calendário para não correr riscos. Vale ressaltar que esse planejamento deve levar em conta a previsão de crescimento, além do aumento e queda nas vendas. É possível usar softwares que irão enviar alertas quando chegar a hora de fazer reposição.

5. Tenha fornecedores confiáveis

Sem dúvida, um dos grandes segredos para nunca deixar de ter produtos no seu estoque é contar com fornecedores que cumpram o prazo. Então, antes de escolher um fornecedor, faça um teste com o objetivo de evitar problemas futuros. Manter um bom relacionamento com eles também é fundamental caso surjam imprevistos.

6. Adquira um Software de Gerenciamento

Várias dicas levam a esta conclusão, não é mesmo? Pois saiba que ter um software para gerenciamento do estoque é fundamental para a organização e o sucesso da sua loja. O Sage Start, por exemplo, permite cadastrar e rastrear seus produtos de forma rápida, separar estoques, fazer cotações de preços com fornecedores, entre muitas facilidades que vão garantir que você sempre tenha o que seus clientes procuram.

E então, está convencido de que um sistema automatizado pode solucionar o problema de estoque na sua loja? Faça um teste grátis e depois conte para a gente nos comentários como isso fez diferença nas suas vendas!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta