Como lidar com erros de contabilidade

6 erros de contabilidade que podem prejudicar sua empresa

Toda empresa precisa de boa administração de suas finanças para se sustentar e crescer. Infelizmente, erros comuns e até bobos em contabilidade ainda dão muita dor de cabeça para empreendedores em todo o Brasil. Conheça os 6 erros mais comuns em contabilidade e evite problemas com Fisco, perda de receita e organização interna da sua empresa.

Ações que podem indicar erros de contabilidade

1. Misturar PF e PJ

Este é um erro comum em empresas familiares, mesmo nas muito grandes: misturar finanças da empresa com despesas pessoais. É o caso do filho que pega um trocado no caixa do açougue, mas também de parentes que usam dinheiro da empresa para comprar carros ou encher o tanque de gasolina. As compras e despesas das pessoas física e jurídica devem ser totalmente separadas, inclusive (e especialmente) as do dono ou sócios da empresa.

2. Não ter um profissional de contabilidade dedicado

Em empresas pequenas, é tentador lidar com a contabilidade sozinho, inclusive porque sai de graça. Mas o barato pode sair caro. Buscar a orientação de um contador pode livrar sua empresa de grandes problemas no futuro. A colaboração de outras pessoas também pode ser fundamental para passar um pente fino nas contas. E trazer mais gente para manter as contas em dia será imprescindível quando a empresa crescer.

3. Registrar dados erroneamente

Se você fez uma compra de 250 reais na papelaria, pode perfeitamente registrar isso na contabilidade da empresa como “suprimentos de escritório”. Mas se a compra foi uma impressora de 250 reais, não. Isso porque ela se tornou um ativo da sua empresa, um bem. O mesmo vale se sua empresa vendeu algo que não faz parte de sua atividade-fim. Se o dono de uma padaria vende uma van, o valor dessa van deve ser registrado separadamente daquele das vendas usuais de todo mês (pães, bolos, etc.).

4. Confiar cegamente no banco

Se sua empresa fez um pagamento de 700 reais por um serviço, pode ter certeza de que o banco registrou a operação certinho (bom, quase sempre). Mas se por um erro de digitação você registrar 7 000 reais na sua planilha de contabilidade, o erro pode passar despercebido por vários meses. Entre os erros comuns que podem prejudicar sua empresa está não verificar os números nas planilhas com aqueles que constam de recibos, extratos e assim por diante.

5. Dar prazos muito longos a clientes

Se sua empresa permite aos clientes prazos muito longos, inadimplência, ou não verifica constantemente se o dinheiro entrou, passa a agir como fornecedora de crédito grátis, o que é prejuízo na certa. Uma contabilidade rígida e em dia ajuda a verificar pagamentos e manter o dinheiro entrando — e também a detectar maus pagadores.

6. Descuidar do estoque

Entre os erros comuns está se concentrar na parte financeira da empresa em prejuízo de elementos mais tangíveis, como o estoque. Este faz toda a diferença — quem tem pouco estoque pode perder vendas; quem tem estoque demais acaba pagando por um espaço que não usa. Uma boa contabilidade é integrada ao estoque e ajuda a detectar, por exemplo, produtos de pouca saída, bem como identificar com antecedência o que precisa ser reposto para não deixar os clientes na mão.

Qual destes erros comuns já deu dor de cabeça no seu negócio? Compartilhe esta lista e entre na conversa!

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta