6 erros de marketing que prejudicam sua pequena empresa

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Como nem sempre é possível contratar um profissional da área ou uma agência para cuidar da divulgação da sua marca, por exemplo, muitos pequenos e médios empreendedores colocam a mão na massa. Mas quando o assunto é marketing, é preciso ficar atento para não cometer erros que podem colocar o negócio em risco. Ações precipitadas e sem planejamento não surtem os efeitos desejados e podem consumir recursos desnecessariamente.

Listamos abaixo os seis erros de marketing que prejudicam a sua pequena empresa. Confira quais são e fuja deles!

1 – Não saber qual a função do marketing

Alguns empresários falam bastante sobre investir em marketing, mas muito desconhecem o papel dessa ferramenta. Ela é uma ferramenta de gestão importante, que considera uma série de variáveis que vão desde as características do produto até o estudo do cliente e do mercado. Por isso, é preciso se planejar e conhecer muito bem as melhores maneiras de utilizar o Marketing a seu favor.

 

2 – Considerar o marketing desnecessário

Pior que não sabe para que ele serve, é achar que o marketing é totalmente dispensável. Mesmo que você produza guarda-chuvas em uma cidade que chove 365 dias por ano, precisa pensar em alternativas para manter seus produtos e serviços em alta é essencial. Afinal, vai que a população começa a gostar de andar na chuva de uma hora para a outra? Marketing é isso: manter um olhar permanente sobre como o que você faz interfere na vida das pessoas!

3 – Desconhecer seu público-alvo

Para que as suas ações sejam efetivas, seu público-alvo deve estar muito claro, pois somente assim é possível identificar que linguagem é mais adequada, quais são os meios mais eficazes para atingi-lo e que características do produto serão mais atraentes. Desconhecer o seu cliente pode ser um erro fatal! Usar seu sistema de vendas para traçar um perfil é uma ótima ideia para quem não tem como investir em uma pesquisa de mercado.

4- Ignorar o mercado em que atua

Quando uma empresa produz um produto ou serviço, deve entender que não é o único na face da terra que presta esse serviço! Existem outras empresas que atuam no mesmo ramo, existe a sazonalidade e existem as constantes mudanças que atingem o mercado consumidor. Na hora de pensar nas suas estratégias de marketing, portanto, analise todo esse ecossistema no qual a sua empresa está inserida.

BANNER_controlevendas_SS_648x150 (1)

5 – Achar que sempre vai dar certo

Essa é uma visão muito presente em empresas familiares: “Desde o tempo do meu avô funciona assim e sempre deu certo”. A tradição nas empresas é uma característica muito positiva, desde que não atrapalhe o desenvolvimento do negócio. É preciso saber que algumas estratégias de marketing que funcionavam bem nos anos 1970 podem não ser mais adequadas aos dias de hoje. Portanto, tenha sempre bom senso e coragem de mudar!

6- Falta de mensuração

Se uma série de campanhas de marketing foi feita no passado sem o devido acompanhamento, saiba que esse erro não deve ser cometido novamente. Estabeleça métodos permanentes para o acompanhamento dos resultados, seja isso por semana, mês, trimestre ou ano. Compare êxitos e os piores resultados, trace medidas para reversão e lembre que algumas estratégias de marketing podem levar algum tempo para surtir efeito.

E então, sua empresa comete algum desses erros? Compartilhe suas experiências nos comentários do post e fique sempre ligado no nosso blog do Sage Start para outras dicas de gestão e empreendedorismo.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

2 comentários em “6 erros de marketing que prejudicam sua pequena empresa

Deixe um comentário