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6 passos necessários para melhorar o atendimento ao cliente

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O atendimento é geralmente o primeiro contato direto que o cliente terá com a sua empresa e como diz a expressão “a primeira impressão é a que fica”. Certamente, esse contato irá influenciar de forma significativa o que esse cliente pensará a respeito de sua empresa para sempre. O cliente é o foco de qualquer negócio e a sua opinião, o seu bem estar e a sua satisfação são as principais metas para que a empresa possa garantir bons resultados.

Um cliente satisfeito pode ser fidelizado, além de que ele fará uma boa propaganda de sua marca sempre que possível. Em contrapartida, um cliente insatisfeito, principalmente, por conta de um mau atendimento, é um cliente perdido e alguém que não irá transmitir uma imagem positiva a respeito de sua empresa para outras pessoas. Afinal, o que é necessário para melhorar o atendimento ao cliente de uma empresa?

Como melhorar o atendimento ao cliente de forma simples

Sem pensar em estratégias muito elaboradas, os primeiros passos para melhorar o atendimento ao cliente são bem simples. Veja a seguir:

Passo 1 – Educação e Respeito

Tendo a educação e o respeito ao próximo como parâmetro, você sequer precisará se esforçar para oferecer um ótimo atendimento aos seus clientes. Simpatia é um fruto que resulta da educação e do respeito. Portanto, seja sempre simpático com os seus clientes. Um “bom dia, boa tarde ou boa noite” somado a um sorriso, dificilmente não é recebido de forma positiva.

A partir do momento em que o cliente se sente tratado com respeito e simpatia, ele oferece menos resistência às argumentações e passa a ouvir o que você tem a dizer com mais atenção.

Passo 2 – Não o deixe esperando

Você já passou pela experiência de entrar em um restaurante, sentar-se à mesa e precisar esperar mais do que 15 minutos para ser atendido? Se sim, certamente foi frustrante e nesse período de espera você até mesmo pensou em se levantar e procurar outro restaurante.

O atendimento ao cliente é semelhante a essa experiência. Por isso, não deixe que o seu cliente entre em seu estabelecimento e precise esperar para ser atendido. Se possível atenda-o sempre de imediato. Mas não seja inconveniente, dê “espaço” ao seu cliente, é sobre isso que o próximo passo irá tratar.

Passo 3 – Não aja de forma inconveniente

Se existe um oposto extremo da ausência de atendimento, é o atendimento forçado e inconveniente. Com certeza você já deve ter evitado entrar em estabelecimentos comerciais por não querer lidar com vendedores que não deixam você sequer se movimentar sem acabar se esbarrando neles.

Apesar de muitos treinadores de equipes e gerentes comerciais incentivarem a venda forçada, essa prática é altamente prejudicial ao negócio, pois constrange e irrita o cliente de tal forma, que ele pode acabar nunca mais voltando na empresa novamente.

Passo 4 – Saiba ouvir o que o cliente tem a dizer

Muitos vendedores e empreendedores têm o hábito de falar desenfreadamente tentando convencer os seus clientes a consumir o seu produto ou serviço. Dessa forma, eles acabam se esquecendo de que eles é que são o foco da transação comercial e a sua opinião é o que realmente importa.

Passo 5 – Estabeleça uma boa comunicação

Toda forma de comunicação precisa de pelo menos um emissor e um receptor. Entretanto, a comunicação em si nem sempre ocorre de forma agradável e progressiva. Procure entender qual é o perfil do cliente que você está lidando. Fique atento à forma como ele está correspondendo com o seu tratamento e aja de acordo.

Se o seu cliente é do tipo mais despojado e comunicativo, se comunique com ele de modo mais informal (porém respeitoso). Se o seu cliente é do tipo mais reservado ou tímido, não o pressione, tenha sabedoria ao lidar com ele para que ele se sinta o mais confortável possível.

Passo 6 – Seja paciente

Lidar com pessoas é algo que sempre exige muita paciência e sensibilidade, pois as pessoas são suscetíveis às mudanças de comportamento e humor conforme as situações externas e internas permitem. Portanto, é muito comum em alguns momentos ter que atender clientes que agem de forma mais autoritária ou impaciente e até mesmo que se comuniquem de modo ríspido. Nesses momentos, é muito importante ser paciente, manter a sua educação e jamais tratar o cliente com falta de respeito!

Como tem sido o atendimento ao cliente em sua empresa? Você tem alguma experiência de atendimento memorável e gostaria de compartilha-la? Deixe o seu comentário!

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