6 pecados na gestão de vendas que você precisa evitar

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Melhorar os resultados obtidos pela sua equipe de vendas pode ser uma questão mais simples do que parece. Basta apostar nas estratégias certas e fugir dos maiores erros responsáveis pelo afastamento de clientes. Continue lendo o nosso post para descobrir quais são os seis pecados cometidos pela gestão de vendas e como evitá-los. Vamos lá?

1. Não conhecer as necessidades do cliente

Se você não sabe o que o seu cliente precisa, como poderá oferecer a solução para os seus problemas? Saber quais são as reais necessidades do cliente é uma das principais estratégias de vendas. Com base nesta informação, é possível criar argumentos muito mais relevantes, que realmente consigam convencer o consumidor de que o seu produto é a solução que ele precisa.

2. Não conhecer o produto vendido

Por incrível que pareça, esta é uma situação bastante comum. O vendedor aprende um discurso sobre o produto, mas não dedica tempo para conhecê-lo de fato. Se o cliente faz qualquer pergunta fora do roteiro, o profissional pode ficar sem reposta ou – pior – dar informações incorretas. Evite que isso aconteça preparando bem os seus vendedores: eles devem realmente conhecer todas as funcionalidades e qualidades dos produtos comercializados.

3. Não acompanhar as metas individuais

As metas são excelentes estratégias para incentivar os vendedores da empresa. O problema é quando o gestor de vendas deixa de acompanhar os resultados obtidos. É essencial que haja um monitoramento para que todos saibam como estão se saindo e se sintam motivados a evoluir constantemente. Uma boa ideia é enviar relatórios semanais para que os profissionais avaliem o próprio progresso e para que saibam quanto mais precisam vender para alcançar as metas.

4. Oferecer bons preços e esquecer o atendimento

O erro é simples: os gestores acreditam que para vencer a concorrência basta apresentar preços menores. Mas não é bem assim que a maioria dos consumidores pensa! Se você recebe um excelente atendimento na loja X e sente que o atendimento da loja Y deixa a desejar, é bem provável que volte a comprar na loja X, mesmo que o preço seja um pouco mais alto, certo? É preciso lembrar que os consumidores buscam: preços justos, qualidade e atendimento personalizado. O segredo para vencer a concorrência é focar em todos estes fatores.

BANNER_controleestoque_SS_648x150

5. Esquecer-se do pós-venda

O relacionamento do cliente começa muito antes do negócio ser fechado e não termina, quando o pagamento é efetuado. É preciso investir em ações que ajudem a fidelizar o cliente para que ele volte a comprar os seus produtos. Uma destas ações é o pós-vendas. Tenha uma equipe preparada para entrar em contato com o cliente após o fechamento das vendas. Este é um ótimo momento para descobrir a opinião do cliente sobre o seu negócio e sobre o atendimento oferecido.

6. Não controlar o estoque

Ter produtos sobrando no estoque significa ter capital parado. Já o contrário pode prejudicar as suas vendas: imagine ter muitos clientes precisando de um produto e não tê-lo disponível? É grande a probabilidade de que eles procurem o seu concorrente. Evite que isso aconteça controlando o seu estoque. Um bom monitoramento permite prever quais são as mercadorias mais vendidas no inverno, por exemplo. Assim, você pode comprar mais destes produtos e garantir que os seus consumidores serão bem atendidos.

Uma boa gestão de vendas depende de uma série de fatores. Muitos deles podem ser otimizados quando automatizados! Conheça o módulo de vendas do Sage Start e assuma o controle da sua empresa.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

3 comentários em “6 pecados na gestão de vendas que você precisa evitar

  1. Boa noite
    As dicas dado ótimas
    Porém a empresa sage tem cometido algumas dessas falhas.
    O suporte técnico é um pós venda na prestação de serviços como é o caso dessa empresa.
    Tenho a necessidade de falar com você e a resposta que tenho é que todos os atendentes estão ocupados e que alguém vai me ligar estou esperando até agora estou com meu sistema com problema desde quinta feira passada e as tarefas do escritório todas atrasadas.
    Vejo que as dicas acima são ótimas mas que se precisam ser praticadas também pela vossa empresa

    1. Oi, Adilson! Tudo bem? Agradecemos o seu feedback sobre os nossos serviços e sentimos muito por qualquer inconveniente que tenha tido. Pode enviar seus dados para o e-mail gianna.empinotti@sage.com? Vamos providenciar que você seja atendido com urgência e ficar atentos para seguir nossas próprias dicas. 😉

Deixe um comentário