6 pecados na gestão de vendas que você precisa evitar

Melhorar os resultados obtidos pela sua equipe de vendas pode ser uma questão mais simples do que parece. Basta apostar nas estratégias certas e fugir dos maiores erros responsáveis pelo afastamento de clientes. Continue lendo o nosso post para descobrir quais são os seis pecados cometidos pela gestão de vendas e como evitá-los. Vamos lá?

1. Não conhecer as necessidades do cliente

Se você não sabe o que o seu cliente precisa, como poderá oferecer a solução para os seus problemas? Saber quais são as reais necessidades do cliente é uma das principais estratégias de vendas. Com base nesta informação, é possível criar argumentos muito mais relevantes, que realmente consigam convencer o consumidor de que o seu produto é a solução que ele precisa.

2. Não conhecer o produto vendido

Por incrível que pareça, esta é uma situação bastante comum. O vendedor aprende um discurso sobre o produto, mas não dedica tempo para conhecê-lo de fato. Se o cliente faz qualquer pergunta fora do roteiro, o profissional pode ficar sem reposta ou – pior – dar informações incorretas. Evite que isso aconteça preparando bem os seus vendedores: eles devem realmente conhecer todas as funcionalidades e qualidades dos produtos comercializados.

3. Não acompanhar as metas individuais

As metas são excelentes estratégias para incentivar os vendedores da empresa. O problema é quando o gestor de vendas deixa de acompanhar os resultados obtidos. É essencial que haja um monitoramento para que todos saibam como estão se saindo e se sintam motivados a evoluir constantemente. Uma boa ideia é enviar relatórios semanais para que os profissionais avaliem o próprio progresso e para que saibam quanto mais precisam vender para alcançar as metas.

4. Oferecer bons preços e esquecer o atendimento

O erro é simples: os gestores acreditam que para vencer a concorrência basta apresentar preços menores. Mas não é bem assim que a maioria dos consumidores pensa! Se você recebe um excelente atendimento na loja X e sente que o atendimento da loja Y deixa a desejar, é bem provável que volte a comprar na loja X, mesmo que o preço seja um pouco mais alto, certo? É preciso lembrar que os consumidores buscam: preços justos, qualidade e atendimento personalizado. O segredo para vencer a concorrência é focar em todos estes fatores.

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5. Esquecer-se do pós-venda

O relacionamento do cliente começa muito antes do negócio ser fechado e não termina, quando o pagamento é efetuado. É preciso investir em ações que ajudem a fidelizar o cliente para que ele volte a comprar os seus produtos. Uma destas ações é o pós-vendas. Tenha uma equipe preparada para entrar em contato com o cliente após o fechamento das vendas. Este é um ótimo momento para descobrir a opinião do cliente sobre o seu negócio e sobre o atendimento oferecido.

6. Não controlar o estoque

Ter produtos sobrando no estoque significa ter capital parado. Já o contrário pode prejudicar as suas vendas: imagine ter muitos clientes precisando de um produto e não tê-lo disponível? É grande a probabilidade de que eles procurem o seu concorrente. Evite que isso aconteça controlando o seu estoque. Um bom monitoramento permite prever quais são as mercadorias mais vendidas no inverno, por exemplo. Assim, você pode comprar mais destes produtos e garantir que os seus consumidores serão bem atendidos.

Uma boa gestão de vendas depende de uma série de fatores. Muitos deles podem ser otimizados quando automatizados! Conheça o módulo de vendas do Sage Start e assuma o controle da sua empresa.

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2 comentários em “6 pecados na gestão de vendas que você precisa evitar

  1. Boa noite
    As dicas dado ótimas
    Porém a empresa sage tem cometido algumas dessas falhas.
    O suporte técnico é um pós venda na prestação de serviços como é o caso dessa empresa.
    Tenho a necessidade de falar com você e a resposta que tenho é que todos os atendentes estão ocupados e que alguém vai me ligar estou esperando até agora estou com meu sistema com problema desde quinta feira passada e as tarefas do escritório todas atrasadas.
    Vejo que as dicas acima são ótimas mas que se precisam ser praticadas também pela vossa empresa

    1. Oi, Adilson! Tudo bem? Agradecemos o seu feedback sobre os nossos serviços e sentimos muito por qualquer inconveniente que tenha tido. Pode enviar seus dados para o e-mail gianna.empinotti@sage.com? Vamos providenciar que você seja atendido com urgência e ficar atentos para seguir nossas próprias dicas. 😉

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