7 dicas para controlar melhor seu processo de vendas

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Você já deve ter ouvido por ai que vender é uma arte. E é mesmo. E tão importante quanto estabelecer e saber mensurar os resultados é desenvolver técnicas que sejam adequadas ao seu perfil, afinal de contas, vender não é apenas oferecer o produto, dizer o preço e fechar o negócio.

Pensando nisso, apresentamos no post de hoje 7 dicas que podem tornar seu processo de vendas mais simples e eficaz. Confira!

Conheça o poder de compra dos interessados

De nada adianta oferecer um excelente produto ou serviço sem conhecer seu público-alvo. É importante delimitar o poder de compra do seu cliente e, só a partir daí, delimitar suas estratégias de venda.

Estabeleça o melhor processo de vendas

Conhecido o público-alvo, é hora de pensar no processo de venda mais adequado à sua empresa. Alguns empreendedores apostam no arranjo prospecção, apresentação do produto ou serviço, negociação de prazo e valores, fechamento e pós-venda. Outros, mais diretos, fecham o negócio logo após a apresentação do produto.

Treine sua equipe

Definido o processo de vendas, ofereça à sua equipe o treinamento necessário para executá-lo. Faça reciclagens periódicas e dê feedbacks ao seu grupo, apontando erros e acertos.

Trabalhe em favor do seu cliente

Vendedor e cliente não devem ficar em lados opostos. É necessário ouvir o cliente, entender sua necessidade e buscar soluções rápidas e eficazes. E lembre-se de que a relação não termina no pós-venda. Clientes satisfeitos são fiéis a um serviço/produto. Satisfazer é fidelizar.

Não pare no meio do caminho

Uma das vantagens de acompanhar todo o processo de vendas é que isso ajuda também na prospecção de clientes indecisos. Muitos vendedores têm dificuldade com esse tipo de consumidor e acabam desestimulados durante o processo. Respeite o “tempo para pensar” do cliente e esteja aberto a negociações.

Dê liberdade à sua equipe

Encontrar um processo de vendas eficiente para seu negócio deve levar em conta também o tipo de funcionário que você possui. Cada vendedor tem uma forma de abordar o cliente, por isso, seja flexível. O importante é a efetivação da venda e o cliente satisfeito.

Seja transparente

A chave de um processo de negociação eficiente é a transparência. Não prometa prazos ou descontos que você não pode cumprir. Seja honesto com seu cliente e deixe as portas abertas para futuras vendas.

Mesmo com todas as técnicas de vendas, o poder sempre estará nas mãos do cliente. É ele que decide quando comprar e de quem quer comprar. Portanto, lembre-se sempre de que o papel do vendedor é captar o momento do cliente. Oriente sua equipe no sentido de que não é aconselhável “empurrar” um produto só para atingir a meta. Cliente insatisfeito com a compra pode excluir sua empresa da lista de fornecedores e captar novos clientes sempre sai mais caro que manter os que você já tem!

E na sua empresa, como funciona o processo de vendas? Você considera o seu processo eficiente? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências com a gente: participe da conversa!

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