7 dicas para melhorar seu PDV e aumentar as vendas

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Considerado a ‘ponte’ entre a marca e o cliente, o PDV (Ponto de Venda) é pauta de discussão entre os empreendedores. Isso porque, segundo os especialistas, ele reflete a imagem que a empresa quer passar ao público e pode contribuir para as vendas.

Se o seu ponto de venda tiver um ambiente acolhedor, que proporcione uma experiência de compra agradável, mais consumidores serão atraídos para ele. Isto, consequentemente, alavancará os lucros do negócio e tornará a marca mais conhecida no mercado.

Por tudo isso, os empresários precisam atentar-se a fatores que vão desde a escolha correta do ponto comercial até a criação de um bom projeto decorativo. Com o intuito de ajudá-lo a melhorar o seu PDV e aumentar as vendas, preparamos sete dicas. Confira!

1. Escolha a melhor localização possível

A localização é um dos fatores que ditam o sucesso ou o fracasso de um PDV. O ponto ideal é aquele que fica o mais próximo possível de seu público-alvo e que mais se ajusta ao tipo de produto ou serviço oferecido pelo negócio. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, conheça bem o perfil demográfico da região onde seu empreendimento ficará localizado, verifique se há uma boa movimentação em frente ao local e se certifique de que ele é facilmente acessível.

2. Elabore um bom projeto visual

A decoração do ponto de venda deve ‘falar a língua’ do público-alvo, ou seja, estabelecer uma conexão com as preferências dos compradores. Se os clientes têm um perfil mais moderno, então não vale a pena decorar o ambiente com peças antigas, não é verdade? Lembre apenas que o projeto decorativo deve respeitar a exposição dos produtos e a circulação dos clientes. O impacto visual é importante, mas não pode atrapalhar as vendas!

3. Procure destacar a sua fachada

Além do interior do espaço, o projeto decorativo deve considerar a fachada do PDV. Isso porque ela é considerada o ‘cartão de visitas’ do empreendimento e deve ser atraente o suficiente para chamar a atenção de quem passa na rua. Para destacar a fachada das demais lojas, vale deixá-la livre de postes, árvores e latas de lixo, por exemplo. Elaborar uma vitrine simples e chamativa, assim como investir num bom projeto de iluminação, também são boas ideias.

BANNER_pontovenda_SS_648x150

4. Ofereça produtos e serviços de qualidade

Não adianta criar um bom espaço interno e uma fachada atraente se os produtos ou serviços oferecidos no ponto não são de qualidade, certo? No caso de um pequeno supermercado, por exemplo, o gestor deve tomar cuidado com a aparência das embalagens e datas de vencimento de alimentos. Estes pequenos detalhes chamarão a atenção dos clientes e poderão fazer as pessoas fugirem do seu comércio.

5. Treine e motive seus funcionários

Uma equipe disposta, motivada e bem treinada realizará o melhor trabalho possível e contribuirá para o aumento dos lucros na sua empresa. Mas vale lembrar que, para se ter um bom time, é preciso contratar pessoas capacitadas. Depois, o empreendedor deve dedicar parte de seu tempo na elaboração de estratégias para que sua equipe esteja alinhada com os propósitos da marca e pronta para bater metas de vendas.

6. Explore os ‘pontos quentes’

Uma boa maneira de estimular as compras por impulso é explorando os pontos quentes do ponto de venda. Em muitos empreendimentos, é comum vermos produtos próximos à entrada. Isso nem sempre dá certo, já que ninguém fica parado neste local por muito tempo. Vale mais a pena incluir alguns produtos perto do caixa, pois enquanto o cliente fica esperando para ser atendido, pode pegar algum item que esteja exposto por impulso.

7. Utilize a tecnologia a seu favor

Nos dias de hoje, um empreendedor não consegue prosperar se ele não contar com o apoio de uma tecnologia eficiente. Por isso, não deixe de investir em uma solução que aumente a velocidade do fechamento das vendas e ajude você a manter a satisfação dos seus clientes. O módulo de Ponto de Venda do Sage Start, por exemplo, permite uma frente de caixa ficará muito mais eficientee segura.

Pronto para colocar nossas dicas em prática e aumentar as vendas no seu PDV? Tem alguma dica para adicionar ao nosso post? Deixe seus comentários!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta