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7 dicas para ter mais disposição no dia a dia

Você tem sentido mais cansaço do que o normal por conta da rotina agitada de trabalho e estudos? Separamos 7 dicas para ter mais disposição no dia a dia e driblar o cansaço. Continue lendo para conferir!

Dicas para ter mais disposição: saúde e bem-estar

1. Alimentação

A má alimentação é um dos principais fatores que colaboram com o cansaço físico e mental. Por isso, uma alimentação regrada e saudável pode fazer toda a diferença em seu bem estar e sua disposição no dia a dia. É importante variar bastante entre os alimentos, pois cada célula do nosso corpo necessita de cerca 45 nutrientes diferentes para que possa funcionar em seu perfeito estado.

As vitaminas B1, B2 e B3 estão diretamente associadas ao processo de transformação de glicose dos alimentos em energia no organismo. Portanto, uma dieta saudável deve ser rica nestas três vitaminas para que o corpo não sinta cansaço físico ou mental. Além disso, é muito importante uma dieta com magnésio, pois ele tem uma importante função nas celulares musculares.

Segue uma lista com alguns dos alimentos que a sua dieta deve conter para prevenir o cansaço:

  • Arroz Integral – Vitaminas B1, B2, B3 e B6;
  • Quinoa – Vitaminas B1, B2, B3 e B6;
  • Aveia – Vitaminas B1, B2, B3 e B6;
  • Ovos – Vitamina B12;
  • Algas – Vitamina B12;
  • Gergelim – Magnésio;
  • Banana – Rica em Magnésio e Potássio;
  • Linhaça – Magnésio;
  • Chia – Magnésio;
  • Abacate – Magnésio;
  • Couve – Vitamina B9 (ácido fólico);
  • Brócolis – Vitamina B9;
  • Ervilhas – Vitamina B9;
  • Feijão – Vitamina B9 e Ferro.

2. Atividades físicas

Pode parecer contraditório dizer a uma pessoa que está sentindo cansaço que ela deve praticar exercícios e atividades físicas para se sentir mais disposta, mas não é. As atividades físicas estimulam a respiração, consequentemente, melhorando a utilização do oxigênio no cérebro e no organismo. Além disso, a frequência cardíaca também é estimulada e o nosso corpo libera endorfinas e outros hormônios que causam sensação de bem-estar e disposição.

3. Sono regularizado

O sono é um dos fatores que somados à alimentação fazem toda a diferença em nossa disposição física e mental. É extremamente importante dormir a quantidade correta de horas todos os dias, cerca de 8 horas por noite. O sono é muito importante. Pois, é enquanto dormimos que o nosso organismo faz uma série de manutenções essenciais para o funcionamento do corpo, além de restaurar as funções cognitivas e otimizar a capacidade de aprendizado e memória.

Para usufruir uma boa noite de sono é importante evitar atividades estressantes ou estimulantes (exercícios, discussões, jogos eletrônicos, etc) por pelo menos três horas de antecedência à hora que você vai dormir. Deve-se também evitar consumir bebidas alcóolicas, cafeína, alimentos estimulantes (pimentas, gengibre, etc), energéticos e alimentos de difícil digestão (pois podem causar desconforto durante o sono).

4. Atividades relaxantes

Muitas vezes, nos pegamos procrastinando durante as atividades obrigatórias em nossa vida como o trabalho ou os estudos, o que é uma forma indireta de expressarmos que estamos entediados por fazer atividades repetitivas e que não nos proporcionam prazer. Porém, procrastinar durante atividades que exigem responsabilidade pode causar problemas de desempenho e resultados. É normal sentirmos estresse e consequentemente ficarmos mais cansados durante a semana. Por isso, é altamente recomendado que pra driblar o cansaço devemos tirar algumas horas para nos dedicarmos integralmente à atividades prazerosas e relaxantes.

Você tem um hobby? Tire um tempinho para se dedicar a ele pelo menos uma vez por semana.

5. Faça uma playlist especial

A música tem o poder de estimular sentimentos e sensações, por isso muitas pessoas criativas costumam utilizar a música como fonte de inspiração enquanto desenvolvem o seu trabalho. Em academias a trilha sonora costuma ser mais agitada para estimular o movimento e a agitação durante os exercícios.

Você pode aplicar o mesmo conceito à sua vida e preparar uma playlist especial para ouvir durante a ida para o trabalho ou até mesmo enquanto trabalha ou estuda. Selecione apenas as músicas que te deixam para cima e mais animado.

6. Tire um dia de folga

O estilo de vida da sociedade moderna nos acostumou a não pensar muito na palavra “folga” ou “descanso”, não é mesmo? Entretanto, quando estamos sofrendo de cansaço e estresse, a nossa produtividade pode baixar de forma significativa. Nada melhor do que, pelo menos uma vez por semana, tirarmos um dia para não fazer absolutamente nada, como uma forma de dar “reset” em nosso corpo e mente.

Esse tipo de pausa é comprovadamente importante para o organismo e ajuda a voltarmos às atividades com muito mais pique.

7. Consulta médica

Quando o cansaço é excessivo e nada do que você tente cause efeitos positivos, então a melhor solução é procurar a ajuda de um médico. O médico fará uma série de exames importantes para que a raiz do problema seja identificada e corrigida. Mesmo que você não esteja sentindo que o seu cansaço seja decorrente de um problema sério, uma opinião profissional nunca é demais.

O que você faz para driblar o seu cansaço durante o trabalho ou os estudos? Conte-nos a sua experiência nos comentários!

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2 comentários em “7 dicas para ter mais disposição no dia a dia

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