7 dicas para uma gestão financeira campeã em sua empresa

Realizar a análise das finanças e o planejamento dos gastos é um dos grandes desafios de várias empresas de pequeno e médio porte. Para que você consiga ter uma gestão financeira campeã na sua empresa, preparamos 7 dicas. Confira!

1 – Faça um planejamento estratégico das finanças

Para conseguir um melhor controle sobre suas finanças, é fundamental que a empresa já tenha definido com bastante clareza a sua missão e seus objetivos. Por isso, ano após ano, elabore um planejamento estratégico financeiro para os próximos 5 anos que permita que que você avalie qual o melhor caminho para melhorar a rentabilidade do negócio. Feito isso, transforme esse planejamento em números!

2 – Elabore um plano tático

Depois de definido o planejamento estratégico, é hora de elaborar um plano tático — que, nada mais é do que o orçamento para o próximo ano. Divida tudo em um orçamento mensal com despesas e receitas da empresa e faça um balanço patrimonial para conseguir analisar melhor o que pode e o que precisa ser melhorado. Por fim, estabeleça as melhores formas de aplicar o seu capital de giro.

3 – Gastos do empreendedor e gastos da empresa: não misture!

Um grande problema que acontece desde quem tem um carrinho de lanches até quem tem uma empresa de médio porte é misturar o orçamento da empresa com o orçamento do empreendedor. Não cometa esse erro e separe as finanças pessoais das finanças empresariais cuidadosamente (um sistema de controle financeiro vai te ajudar com isso).

4 – Avalie a rentabilidade da empresa

Ao menos uma vez por semestre é crucial que seja avaliada a rentabilidade dos produtos, como andam as vendas, se os vendedores estão apresentando bons resultados, se novos clientes têm aparecido ou se fidelizado… Enfim, isso é importante para poder analisar constantemente se tem algo dando prejuízo para a empresa.

5 – Gerenciamento do caixa e dos empréstimos

Sempre que a empresa decidir fazer algum investimento que leve a um empréstimo, os administradores devem procurar emparelhar as parcelas e os juros do financiamento com o fluxo de caixa do projeto. A grande dica é nunca comprometer mais de 25% do lucro operacional para pagar os juros. A empresa deve ainda manter aproximadamente 50% das vendas do mês guardados ou investidos para garantir um caixa em tempos difíceis.

6 – Tenha total controle sobre toda receita que entra e que sai da empresa

O grande problema de muitas empresas não terem o controle absoluto sobre tudo o que entra e o que sai é que, depois de um tempo, o orçamento pode acabar mudando e passando despercebido. Saber o destino do dinheiro que está saindo e a origem do que está entrando vai ajudar a dizer se o negócio é ou não viável e irá lhe avisar se é necessário diminuir os gastos.

7 – Conte com ferramentas que ajudem a manter esse controle

Muitas vezes o empreendedor pode acabar não tendo receita disponível para contratar alguém especializado para cuidar das finanças da empresa, por isso é recomendável fazer o uso de ferramentas que ajudem a manter o controle sobre o orçamento sem muita dificuldade. No mercado é possível encontrar ferramentas como o Sage Start, que são acessíveis e permitem acompanhar as finanças da sua empresa de perto.

E então, gostou das dicas? Comece a aplicá-las e garanta uma gestão financeira campeã no seu negócio.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “7 dicas para uma gestão financeira campeã em sua empresa

Deixe um comentário