A importância de manter o controle financeiro da sua empresa

Como medir o sucesso de uma empresa? Possuir uma grande fatia de mercado, bater metas de vendas, oferecer produtos e serviços inovadores para os clientes, tudo isso podem ser sinais de que o seu negócio está mesmo indo bem. Mas todo esse sucesso se mostrará muito frágil se a projeção de lucro não for alcançada, e para que isso aconteça é preciso dar especial atenção ao controle financeiro.

Você saberia dizer qual a margem de lucro obtida na venda de cada um de seus produtos? Ou qual o custo envolvido para atender cada um de seus clientes? Ou ainda, qual o faturamento mínimo que a empresa precisa para, pelo menos, cobrir os custos fixos de cada mês? Ninguém é obrigado a ter as respostas de cabeça, claro, mas em uma empresa de sucesso é preciso que existam processos formalmente estabelecidos para que essas informações possam ser facilmente obtidas.

É aí que entra o controle financeiro. Em linhas gerais, é preciso desenvolver duas etapas. Uma delas diz respeito à própria cultura da empresa: Todos os colaboradores devem estar conscientes da importância de registrar todos os movimentos financeiros que ocorrem no dia a dia.

O dinheiro que sai da gaveta para comprar algum material de escritório pode parecer uma despesa muito pequena para ser lançada no registro da empresa, mas a soma de vários valores pequenos pode causar uma diferença muito grande com o passar do tempo. Certifique-se que todos os colaboradores tenham isso em mente.

A segunda etapa é a utilização de um instrumento adequado para que todos esses registros sejam feitos. Para quem tem pouca familiaridade com a gestão financeira, uma boa opção pode ser a utilização de softwares desenvolvidos especificamente para esse fim e que podem ser utilizados por empresas de todos os portes, incluindo autônomos e microempreendedores individuais.

Conheça o nosso software de controle financeiro para lojas, o Loje, e o JFinanças, software para empresas.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn