Como fazer controle de estoque

A importância do controle de estoque, comercial e financeiro

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa saudável gera lucro e está em contínuo crescimento, mas garantir essa saúde não é tão simples. A organização e controle financeiro é crucial. Justamente por isso, duas áreas em especial devem ser bem gerenciadas, o controle de estoque e a área comercial, afinal, um é responsável pela principal despesa e o outro pela principal receita.

Como casar o controle de estoque com a empresa

O propósito do controle de estoque é registrar, controlar e fiscalizar a entrada e saída de produtos de uma empresa. O estoque é um dos ativos mais importantes do (capital circulante) e da posição financeira das empresas, portanto, um controle de estoque organizado é essencial para que não haja desperdícios de materiais, tempo, dinheiro (e dificuldades de movimentação). A eficiência do controle de estoque facilita o trabalho da área comercial.

Software de gestão Empresarial

Controle da área comercial

A área comercial é o canal de entrada de receita das empresas. A organização da área de vendas, o lançamento correto destas e a compilação de relatórios garantem ao gestor precisão na hora de ver quais produtos dão lucro e quais não dão. A sincronia entre estoque e comercial é fundamental para o bom funcionamento da empresa e geração de lucro. Os dois elementos compõe em grande parte o financeiro da empresa.

Gestão financeira

Organizar o financeiro da sua empresa com softwares de controle financeiro e de estoque pode ser o diferencial para a saúde da empresa e um fluxo de caixa positivo e crescente. Empresas que trabalham com produtos necessitam de um estoque e comercial organizados e eficientes e essa organização é direcionada pelo financeiro. As análises feitas pelo setor financeiro através de relatórios de fluxo de caixa servirão como base para a estratégia de vendas do comercial e da estruturação do estoque.

O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados da empresa e aumentar o valor do patrimônio através da geração de lucro líquido oriundo das atividades operacionais. Uma má gestão financeira pode gerar informações incorreta de saldo, estoque e mercadorias, perder a noção do lucro e prejuízo das atividades operacionais da empresa e simplesmente deixar de fazer análise e planejamento financeiro da empresa por falta de informações, portanto, organize-se!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário