abrir-empresa-com-pouco-dinheiro

3 dicas para abrir empresa com pouco dinheiro

Quantas vezes você já pensou em abrir uma empresa? Se você já pensou muito no assunto, mas continua adiando esta decisão é possível que sua maior preocupação seja com o investimento necessário. Porém, ao contrário do que as pessoas imaginam, é possível, sim, empreender com pouco dinheiro – ou até mesmo sem dinheiro nenhum. Separamos algumas dicas de como abrir empresa com pouco dinheiro, hoje mesmo. Acompanhe:

Racionalize a lógica de uma empresa

Em primeiro lugar, é preciso entender como funciona a lógica financeira de uma empresa. Na verdade, você com certeza já sabe o que vamos explicar neste item, mas talvez não tenha percebido o que isso representa na prática.

O investimento inicial de uma empresa vem de gastos que você vai ter para montá-la e para divulgá-la. Portanto, quanto mais simples forem a estrutura da empresa e a sua publicidade, menos investimento será necessário. Vamos a um exemplo prático:

Se você quiser abrir uma empresa de fabricação de carros, com certeza precisará de máquinas, um galpão e matéria-prima. Isso custa caro. Portanto, você precisará de um alto investimento. Porém, se você ajustar sua ideia para um escritório de consultoria em compra de carros, você basicamente vai precisar de um escritório, um computador, impressora, telefone. O nível de investimento, nesse caso, já cai para médio – e pode ser acessível para você. Finalmente, se você ajustar novamente sua ideia, e desenvolver um site que ajude as pessoas a encontrar o carro ideal para suas necessidades, tudo que você vai precisar é de um computador, domínio e hospedagem para o site. Agora, seu custo caiu para muito baixo ou até nulo.

Entendeu? Nada impede que seu negócio cresça e se expanda, e que, um dia, você chegue a abrir sua própria montadora. Na verdade, isso é possível e só vai depender do seu empenho, de um bom planejamento e (vamos ser honestos) de um pouquinho de sorte. Porém, não adianta querer subir a montanha em um dia. É preciso dar o primeiro passo e quanto mais simples ele for, maiores as chances de que você tenha sucesso.

Aproveite os benefícios da internet

No exemplo do item 01, já mencionamos que uma empresa de internet – um site, um aplicativo online, um e-commerce ou ebook – pode ser uma boa opção de como abrir sua empresa a partir de um investimento baixo.

Além disso, também temos o chamado marketing digital, que permite fazer a publicidade de uma empresa através de redes sociais e outros recursos da internet. Assim, você economiza com as formas tradicionais de divulgação, que, hoje em dia, são caras e geram cada vez menos resultados.

Porém, ainda existe mais um benefício da internet que permitirá reduzir o custo de abrir sua empresa. Sabe qual é? Os sites de crowdfunding, ou seja, investimento coletivo. Através de sites como o Kickstarter ou o Patreon, pessoas que tem uma boa ideia ou que desenvolvem um trabalho interessante podem receber investimento de outras pessoas.

Para conseguir investimentos, é preciso vender bem sua ideia. Apresente todas as vantagens do que você vai fazer, todo o potencial de sucesso, todo o seu talento (e de sua equipe, se tiver). Também é preciso ser honesto sobre como você irá transformar a ideia em realidade, explicando de maneira detalhada o seu planejamento até chegar ao produto final.

Seja ousado

Simplificar a sua ideia para torná-la mais acessível é uma boa dica. Aproveitar recursos da internet para reduzir custos ou obter investimentos também. Mas a maioria dos casos de empresas de sucesso que começaram do zero, sem nenhum dinheiro, inclui um mesmo ingrediente: um pouco de ousadia.

Algumas maneiras de “ousar” podem ser: inscrever sua ideia em uma competição de startups; apresentar seu protótipo de produto a um empresário do ramo; procurar um ou dois possíveis sócios, que tenham interesse na proposta e estejam dispostos a dividir os custos; ou até mesmo buscar formas de financiamento tradicionais através de bancos ou programas do governo.

Por que ousar? Porque uma boa ideia merece ser concretizada, mesmo que, para isso, você precise sair um pouco de sua zona de conforto.

Um último recado: lembre-se de que, para alcançar o sucesso, não basta ter poucos custos. É preciso ter uma receita alta também! Portanto, é essencial que você tenha um bom planejamento em curto, médio e longo prazo para criação da carteira de clientes, desenvolvimento de vendas  e ampliação da sua oferta de produtos e serviços. Do contrário, sua empresa pode ficar estagnada.

E então, já sabe como abrir sua empresa com o mínimo de recursos? Deixe sua opinião nos comentários! E não se esqueça de assinar a newsletter da Sage Start.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta