Acompanhe e diversifique seus investimentos com uma planilha de controle financeiro

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

planilha de controle financeiro“Não coloque todos os seus ovos em um mesmo cesto” é um ditado muito conhecido e que facilmente se relaciona ao mercado financeiro. Economistas recomendam que investimentos devem ser feitos de forma diversificada, e não concentrada, para que você reduza os riscos das suas aplicações e aumente as chances de ganho.

Para que você não se perca nas diferentes carteiras de investimentos, é importante ter muita organização. Uma planilha de controle financeiro é ideal para você acompanhar e administrar suas aplicações.

Antes de começar a investir saiba quais são seus gastos mensais fixos, como contas de luz, gás e telefonia, e reserve dinheiro para gastos esporádicos. A partir desse cálculo, você saberá quanto dinheiro tem disponível para possíveis investimentos. Quanto mais capital você tiver, mais você poderá diversificar.

Para auxiliar na sua organização financeira, a Cenize criou o programa jFinanças Pessoal. Nele, você pode criar uma planilha de controle financeiro para registrar quais são os seus gastos e receitas e fazer um acompanhamento de fácil visualização de quanto terá disponível para investir todos os meses.

Agora que você já sabe quanto irá investir, procure as aplicações mais adequadas para o seu perfil como investidor. Pessoas com mais aversão ao risco poderão investir em títulos públicos, oferecidos pelo governo através do Tesouro Direto, ou em títulos de renda fixa privados oferecidos pelos bancos. Em ambos os casos, não existe risco de perder dinheiro na aplicação, mas o potencial de ganho é menor do que no mercado de renda variável.

Pessoas que tem mais apetite ao risco se sentem confortáveis com a possibilidade de perder parte do seu patrimônio, em troca da possibilidade de ganho maior do que nas operações de renda fixa. Para esses investidores, existem as opções de aplicações em ações e no mercado de câmbio.

Mesmo que você seja um investidor mais agressivo, que gosta de investir no mercado de capitais, é importante manter um mix de investimentos que garanta retorno ou proteja o seu patrimônio em momentos de crise nos mercados.

A situação atual é um ótimo exemplo. Enquanto a bolsa de valores está em queda, as moedas estrangeiras estão se valorizando. Portanto, o investidor que colocou um ovo em cada cesto tem mais chances de ganhar no total de suas aplicações. Mesmo que tenha perda na bolsa, ganharia com o câmbio e a renda fixa.

Com a ajuda de uma a planilha de controle financeiro, você poderá avaliar constantemente os seus investimentos. O mais importante é que, ao utilizá-la, manterá suas contas sob controle para continuar sendo um investidor.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn