Além do Excel: como um software de gestão pode transformar seu trabalho

Cultivar um primoroso domínio de sua gestão financeira e de outros campos da organização, como o controle do número de vendas, o monitoramento dos estoques ou a emissão de notas, por exemplo, é uma das mais importantes estratégias para conservar a boa saúde financeira da empresa.

Há bastante tempo controles como esses são feitos através de planilhas e tabelas diversas no Excel, por exemplo. A ferramenta, inclusive, chega a ser um ícone dentro do mundo corporativo e nos trabalhos de gestão. Entretanto, a alimentação exclusivamente manual em programas como aqueles, exige tempo e dedicação. Além do desenvolvimento de processos internos, vale dizer que a ampliação da complexidade de planilhas, na medida em que novos fatores organizacionais e operacionais são incorporados ao controle desejado pela administração, começam a tornar o trabalho com esse utilitário mais complicado, espinhoso e caro.

É aí que entra em cena um software de gestão integrada, que vai oferecer um mundo de vantagens para sua organização. Quer saber mais a respeito desta solução tecnológica?

Centralize os dados

Um dos fatores que mais ajudam na otimização da empresa é poder visualizar e controlar os dados de inúmeros setores a partir de um só local. Dependendo do que seu empreendimento tiver como demanda, é possível alocar no software integrado os dados provenientes dos departamentos financeiro, de vendas, de estoque, além de tratar da emissão de cupons não fiscais, boletos de pagamento e notas fiscais, por exemplo. E será possível acessar todas essas informações por meio de vários dispositivos, quando o gestor desejar fazê-lo.

Elimine os erros humanos

Com uma solução informatizada, a alimentação de dados e os diversos cálculos apresentarão muito menos erros, tendo em vista que muita coisa passará a ser automatizada, se comparada a uma situação de processos manuais de montagem de planilhas e tabelas. Isso significará, consequentemente, maior produtividade, eliminando-se inclusive as redundâncias e retrabalhos.

Subtraia seus custos

No mesmo sentido, haverá menor custo, podendo-se suprimir vários cargos e funções dentro da empresa, que antes seriam necessárias para cuidar de tamanho volume operacional, fiscal e contábil.

Tenha informações mais precisas e acessíveis

Como várias informações estarão reunidas em um só sistema, será possível também integrar os diferentes setores e departamentos da empresa, de modo que haverá maior fluxo interno de informações. O aplanamento da comunicação interna ainda será promovido por todos terem acesso a dados e números muito mais confiáveis e de qualidade superior do que antes, de maneira que os relatórios sejam mais precisos e inteligíveis.

Otimize os processos de tomadas de decisão

Como as informações são mais seguras e de ágil obtenção, os gerentes e gestores terão mais elementos para embasar suas decisões estratégicas. A visualização global dos dados armazenados e procedimentos em um só local permitem maior análise e planejamento para os funcionários.

Portanto, se você está começando a ter complicações no uso de planilhas no Excel ou em outros meios de registro e controle, aposte em um software de gestão dedicado. Você terá em um só local toda a parte financeira de sua organização, podendo monitorar suas despesas e receitas, e ainda ter controle ótimo dos setores comercial e de estoques, com a emissão de boletos e notas fiscais eletrônicas.

Somente uma solução como esta poderia ser estratégica para melhorar o negócio de forma tão vigorosa, controlando os diversos dados, eliminando custos e suavizando os erros a praticamente zero. Ainda tem dúvidas sobre investir em um software de gestão para sua empresa? Deixe um comentário!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn