Análise de balanço: como isso pode ajudar seu controle gerencial

A análise de balanço é, basicamente, uma atividade que tem como objetivo identificar fatores positivos ou negativos que afetam diretamente a saúde financeira de uma empresa.

Apesar da simples definição, essa análise é uma tarefa complexa que irá contribui significativamente para o desenvolvimento das empresas. Nesse post vamos abordar como a análise de balanço pode ajudar no controle gerencial da sua empresa. Confira!

Como funciona

De forma geral, a análise de balanço consiste em comparar valores financeiros como receita, lucro e patrimônio líquido com o mesmo período do exercício anterior a fim de determinar a sua evolução. Através dela, também são calculados os indicadores de balanço visando identificar as características que não são visíveis nos números puros.

Por que fazer

A análise de balanço auxilia no acompanhamento dos indicadores selecionados pelo gestor e através dela, é possível obter uma visão real do patrimônio e das operações de uma empresa.

Dessa forma, podemos dizer que ela permite uma avaliação, através de aspectos econômicos, patrimoniais, financeiros e operacionais, da situação em que a empresa se encontra. O balanço patrimonial, juntamente com o demonstrativo de resultados, proporciona maior orientação e uma base sólida para a tomada de decisão e definição de estratégias futuras, que contribuirão para o bom andamento dos resultados da empresa.

Benefícios

Dentre todos os benefícios que a análise de balanço pode proporcionar, podemos citar:

  • Painel de controle da administração da empresa, desde que seja bem realizada;
  • Avaliação através de resultados precisos;
  • Diagnóstico da empresa, analisando os pontos críticos e permitindo identificar quais as prioridades para a resolução de problemas;
  • Ferramenta de grande importância para usuários que necessitam da informação contábil ou financeira da empresa;
  • Permite uma visão mais estratégica dos resultados e a elaboração e definição de estratégias, apontando quais são os pontos que devem ser melhorados e quais oportunidades podem ser potencializadas.

Análise de mercado

Através dos balanços que são publicados pelas empresas, o gestor pode analisar como está a saúde financeira de seus concorrentes. O que permite que a empresa consiga se preparar e se armar para enfrentar possíveis ameaças de concorrentes e também para estabelecer estratégias que permitam melhorias que sejam capazes de diferenciar a empresa da concorrência.

A contabilidade gerencial está voltada para o fornecimento de informações contábeis que sejam úteis para a administração. Através disso, podemos perceber a importância que a análise das informações obtidas (através de ferramentas contábeis) tem para o trabalho do gestor na elaboração de estratégias que promovam a melhoria dos resultados e contemplem o futuro da empresa.  A análise de balanço é uma dessas ferramenta que auxilia as empresas a direcionarem sua visão à ideia de valor de negócio.

É ela quem auxilia o gestor na tomada de decisão através dos resultados, que mostram os pontos altos e baixos de uma empresa.

 

Agora conte-nos: como é feita a análise de balanço na sua empresa? Quais resultados ela permite obter? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários e aproveite para conhecer as soluções da linha Sage | Cenize, que podem contribuir para o melhor controle financeiro da sua empresa.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “Análise de balanço: como isso pode ajudar seu controle gerencial

Deixe uma resposta