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Análise de mercado: cinco dicas para entregar o que o seu cliente quer

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Saber exatamente o que seu cliente precisa, pode ser um desafio e tanto. Seja pela forma como o produto chega até ele ou até mesmo o próprio produto. Mas não é impossível satisfazer seus clientes e até mesmo superar suas expectativas. Porém, para conseguir esse sucesso com seus clientes, é preciso uma análise de mercado minuciosa e muito bem feita.

Análise de marcado de sucesso

Quer saber como fazer essa analise corretamente e acertar em cheio? Veja cinco dicas para entregar o que o seu cliente quer com uma análise de mercado perfeita:

1. Faça o benchmarking

Para conseguir entregar o que o seu cliente quer, é preciso saber como esta a sua concorrência em relação a sua empresa. Fazendo essa avaliação, você será capaz de ver onde sua empresa precisa melhorar para conseguir bons resultados. Além de descobrir o que os seus concorrentes possuem de vantagem e como você pode criar oportunidades através das fraquezas deles.

Analise também tudo o que seus concorrentes fizeram e lançaram nos últimos tempos. Com esse breve histórico, você perceberá as ideias que não foram bem executadas ou que o público detestou.

2. Desconfie de suas certezas

Antes de qualquer atitude, analise se você está realmente certo em suas ações. Ao pensar em alguma estratégia ou um plano de ação, sempre analise todo o projeto antes de colocar em prática com um olhar minucioso e criterioso.

Se possível, veja se existem fraquezas em seus planejamentos e tente amenizá-las. Caso contrário, o seu concorrente poderá aproveitar essas pequenas fraquezas para chamar atenção de seus clientes.

3. Ouça sua equipe

Lembre-se do ditado “duas cabeças pensam melhor que uma”? Isso significa que você precisa ouvir opiniões de outras pessoas para ter certeza sobre suas decisões. Muitas vezes, sua equipe pode enxergar uma falha ou uma oportunidade que você não esta percebendo.

Outro ponto positivo de ouvir sua equipe é poder completar boas ideias até elas se transformarem em excelentes ideias. Isso certamente irá favorecer a sua empresa na hora de entregar o que o seu cliente quer.

4. Conheça seu cliente

Você precisa conhecer o que o seu cliente quer de verdade, se quiser entregar o que ele realmente precisa. Analise o perfil do cliente, sua realidade socioeconômica e também seus gostos e comportamentos.

Leve em consideração os desejos básicos e as necessidades de seus clientes, isso ajudará na hora de definir como você deverá agir diante deles ou ainda como você deve criar o seu produto ou serviço para esse tipo de cliente.

5. Faça testes

Antes de colocar todas suas ideias em prática o ideal é testar. Nesse momento, você poderá ainda analisar as possíveis falhas ou oportunidades que ainda não foram vistas por ninguém.

Se você está testando um novo produto, nada melhor do que selecionar alguns clientes para testá-lo e aguardar o seu feedback. Esse retorno que seus clientes irão lhe dar vai ser de grande ajuda para fechar as últimas pontas de sua análise de mercado e finalmente entregar o que o seu cliente quer com sucesso!

A vantagem de testar o produto, antes de inserir no mercado, é que, se o público não o receber muito bem, você não terá investido tanto dinheiro. O que lhe abrirá mais chances de descobrir o porquê as pessoas não aprovaram seus produtos. Assim, você poderá fazer ajustes e melhorias antes de lançá-lo.

Ou seja, testar é barato e extremamente eficiente, já que o seu produto será lançado no mercado muito mais maduro e de acordo com o que o seu cliente quer. Com o custo que o seu mercado comporta e ainda muito melhor do que a sua concorrência.

A análise de mercado é essencial para conseguir criar bons produtos e ter sucesso em seus negócios. Por isso, a análise deve sempre ser feita com cuidado e atenção para que você não abra brechas para ataques da concorrência e crie coisas que seus clientes amam de verdade.

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Um comentário em “Análise de mercado: cinco dicas para entregar o que o seu cliente quer

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