Aprenda a cobrar do seu cliente

Existe uma máxima no mundo empreendedor que diz: toda empresa tem dois trabalhos, um de vender e outro de receber. Infelizmente, é bastante comum que clientes atrasem seus pagamentos. Por isso, empresas adotam técnicas diversificadas para fazer suas cobranças. O importante é não perder de vista os valores que sua empresa tem a receber.

A primeira dica é manter as contas a pagar e a receber sempre organizadas. Para isso, utilize uma planilha de controle financeiro, que irá tornar esse trabalho muito mais fácil. Uma ótima opção é o software JFinanças Empresas, da Cenize.

Na planilha, faça uma lista detalhada dos valores a receber, com o nome do cliente e o prazo concedido para que ele faça o pagamento. Sempre que um pagamento entrar na conta da sua empresa, dê baixa na sua planilha de controle financeiro, ou seja, passe para a coluna de valores pagos ou contas recebidas.

Adotando esse controle mais rígido, você saberá no dia seguinte quando um cliente atrasar o pagamento. Nesse momento, você terá que decidir qual será a sua estratégia para cobrá-lo. O importante é que não deixe de fazê-lo. Lembre-se que você prestou o serviço ou vendeu a mercadoria e tem o direito de receber por isso, assim como o cliente tem o dever de pagá-lo.

Uma solução é entrar em contato diretamente com o cliente para saber o motivo do atraso. Ele pode apenas ter esquecido a sua cobrança ou estar em dificuldades financeiras. Se for um cliente importante para a sua empresa ou já antigo, é o caso de avaliar se poderá dar mais prazo para o pagamento. Esta saída é melhor do que sofrer um calote.

Você também poderá estabelecer em contrato uma multa e juros diários sobre o atraso no pagamento. No mesmo documento, inclua a previsão de que os serviços ou a entrega de mercadorias será suspensa caso o atraso seja superior a 10 dias ou 30 dias, por exemplo.

Em última instância, você poderá protestar a dívida do cliente e colocar seu nome nos cadastros de inadimplentes.

Para a sua segurança, antes de vender uma mercadoria a prazo ou prestar um serviço, faça um cadastro com todos os dados do cliente. Assim, será mais fácil de cobrá-lo e tomar todas as providências legais necessárias.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn