Aprenda a elaborar um Plano de Vendas incrível

A área comercial pode ser considerada como sendo o principal setor da empresa. Afinal, se as vendas não vão bem, toda a operação da empresa perde o sentido. E é aí que surge a pergunta: como é possível aumentar as minhas vendas? A resposta é simples: através de um sólido planejamento de vendas para guiar as ações da sua empresa e motivar sua equipe durante todo esse processo.

Quer saber como elaborar um ótimo Plano de Contas e obter sucesso com ele? Continue lendo nosso artigo!

O que é um plano de vendas e qual sua importância?

Quando falamos de Plano de Vendas, estamos falando de estratégias que podem trazer resultados significativos para a área comercial. Por isso, a presença de um bom gestor é essencial para o sucesso desse planejamento. Afinal, é função dele tomar decisões, analisar as situações internas e externas, fazer previsões, se preparar para atender e executar metas.

Algumas empresas sofrem grandemente com dificuldades no processo de vendas simplesmente porque agem sem nenhum planejamento. Quer saber se este é o caso do seu negócio e aprender como se planejar para as vendas acontecerem? Siga nosso passo a passo.

5 etapas para um bom planejamento de vendas

Levantamento dos dados

Primeiramente, é preciso conhecer o setor de vendas através uma análise profunda das vendas através de históricos, informações e dados já armazenados. Além disso, é necessário fazer um estudo do mercado que a empresa atua, a fim de determinar o potencial de consumo dos seus clientes e guiar seu planejamento baseado nessas informações.

Estudos para aumentar a eficiência

O próximo passo é comparar as informações sobre o mercado com os recursos da empresa, verificando quais são as oportunidades existentes para o crescimento da empresa. Esses dados podem ser obtidos através da famosa análise SWOT — um painel listando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa. Após cruzar essas informações, você irá encontrar alternativas para a operação do negócio.

Planejamento da equipe

É essencial que o gerente comercial conheça a fundo sua equipe de vendas. Para fazer isso, o gerente deve identificar qualidades e características de cada um dos integrantes, definindo pontos positivos e pontos a melhorar. O objetivo aqui é ter certeza de que os membros da equipe possuem o conhecimento necessário para esclarecer dúvidas dos clientes, além de ter um conhecimento profundo dos produtos e serviços vendidos pela sua empresa.

Objetivos e metas

A elaboração de objetivos e metas é essencial para manter sua equipe motivada e focada nas vendas durante todo o processo, mas só se elas forem bem elaboradas. Se as metas forem inadequadas, o gerente de vendas poderá ter uma equipe desmotivada e sem força para atingir os resultados desejados. Para que isso seja possível, seu sistema de metas deve ser:

  • Mensurável;
  • Atingível;
  • Realista;
  • Tangível.

Mantenha a atenção nesses pontos e você dificilmente irá errar!

Preparação e monitoramento dos vendedores

Agora, com as metas definidas, será necessário monitorar sua equipe de vendedores, a fim de fornecer a eles informações úteis que contribuam para o seu desempenho e cumprimento de metas. Ainda é preciso lembrar que, atualmente, não se controla mais os vendedores de forma tirana – pelo contrário, é preciso ficar de olho nas suas dificuldades a fim de fornecer as condições ideais de trabalho. Isso irá sugerir ao vendedor uma maior participação dele nesse processo, além de dar a ele mais de autonomia de decisão e concessão responsabilidades no processo de vendas.

 

E então, entendeu qual é a importância do planejamento de vendas para sua empresa? Pronto para começar as mudanças? Aproveite o fôlego novo e conheça o Loje, uma solução da Sage | Cenize perfeita para gerir sua empresa de forma integrada e muito mais eficiente.

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