Gestão financeira eficiente traz vantagens para a sua empresa!

Ao montar um novo negócio, é comum o empresário focar a maior parte das suas energias no desenvolvimento dos produtos e serviços que vão ser oferecidos aos clientes e na estratégia de vendas que pode alavancar o faturamento. Pouca atenção costuma ser direcionada à gestão financeira da companhia, uma atividade que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do negócio.

Normalmente a atenção à gestão financeira da empresa, em especial as de menor porte, se limitam à contratação de um contador que vai cuidar, principalmente, do recolhimento de tributos. Mas as finanças do seu empreendimento vão muito além disso, e sem ter em mãos essas informações, fazer um planejamento eficaz das suas atividades fica praticamente inviável.

Para se saber o preço a ser cobrado em cada linha de produtos ou serviços, os descontos que podem ser dados, ou o volume de estoque que pode ser carregado, para tudo isso é preciso conhecer a fundo, todos os fluxos de recursos que entram e saem diariamente da empresa. E foi-se o tempo em que apenas um contador ou um velho livro-caixa dava conta do recado.

Hoje em dia, ferramentas muito mais completas e eficientes estão à disposição mesmo das microempresas. Com elas, é possível acompanhar a evolução dos gastos de cada departamento, facilitando o corte de desperdícios, automatizar o arquivo de notas fiscais eletrônicas, eliminando a necessidade do uso das notas em papel, entre várias outras atividades.

Uma empresa nunca é pequena demais para profissionalizar a gestão financeira. E, para auxiliar nessa tarefa, existem hoje no mercado uma grande variedade de programas de computador que podem ser uma mão na roda para quem quer manter as finanças sob controle, sem ter que arcar com a contratação de profissionais dessa área.

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn