Atendimento ao cliente: como você pode conquistar a excelência

Você já deve ter ouvido a afirmação de que um cliente satisfeito indica seu negócio para, em média, outras cinco pessoas. Fazer com que isso se torne uma realidade é o objetivo de todo empreendedor. Muita gente sonha em abrir o próprio negócio e as áreas de prestação de serviços e varejo costumam ser opções frequentes. Isso requer saber lidar com o cliente muito bem. É aí que mora o perigo. Será que você está preparado para oferecer ao seu cliente o atendimento que ele merece? Confira algumas dicas de como oferecer o melhor atendimento.

Tenha comprometimento

Esteja sempre comprometido em atender da melhor maneira e satisfazer ao cliente. Ele deve ser o foco principal. Por isso, trabalhar o comprometimento junto à equipe que atende diretamente a clientela é fundamental.

Inove

Procure oferecer um serviço diferenciado e inovador. Mesmo que você trabalhe com produtos convencionais, que podem ser encontrados em outros lugares, o diferencial será a capacidade de agradar ao cliente para que ele sempre volte ao seu estabelecimento. Evite fazer mais do mesmo. Dessa forma você consegue fidelizar sua clientela.

Mantenha o diálogo

Manter o diálogo com o cliente é outra dica importante. Uma pequena parcela da clientela realmente reclama quando não fica satisfeita com algum produto ou serviço. A maioria apenas muda de marca ou fornecedor. Se você estiver em constante contato com seu consumidor poderá identificar o que não está agradando.

Seja proativo

Você não precisa esperar que um cliente peça algo para se oferecer para ajudá-lo. Se você já identificou o que ele busca ou algo que possa dar problema, coloque-se à disposição. No entanto, muito cuidado para não exagerar. Muita gente fica irritada quando se sente cercada dentro de uma loja, por exemplo.

Seja rápido

Se surgir algum problema, seja rápido para resolvê-lo. É comum que as pessoas reclamem da demora na solução de algo que não funcionou como deveria. A agilidade pode ser o fator determinante na hora do cliente escolher se vai voltar ou partir para outra empresa da próxima vez.

Esteja sempre antenado

Participar de redes sociais não é mais uma questão de escolha. Se a sua empresa não estiver inserida nesse contexto é certo que vai perder espaço para a concorrência. Por isso, invista em conteúdo de qualidade para as mídias sociais, monitore o que falam da sua marca e identifique quem é o seu público-alvo. Também é importante manter o atendimento alinhado aos valores demonstrados por meio da internet.

Trate todos com igualdade

Um erro cometido frequentemente é priorizar o cliente que já está fechando negócio, em relação àquele que está indeciso. O atendimento deve ser igual para todos, porque qualquer pessoa é um cliente em potencial. Mesmo que não finalize a compra naquele momento, sempre é possível que o cliente retorne ou indique para alguém.

Você costuma aplicar essas estratégias na sua empresa? O que você acha dessas dicas? Agora você já pode checar se está tudo certo com o atendimento que você oferece para o seu cliente. Deixe seu comentário!

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4 comentários em “Atendimento ao cliente: como você pode conquistar a excelência

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