Cinco dicas (preciosas) de empreededores bem-sucedidos

Se você já tem (ou pretende abrir) um negócio próprio, precisa dominar alguns conceitos e práticas do mundo do empreendedorismo, certo? A questão é: ninguém nasce sabendo e nem todo mundo possui uma referência desse tipo de atividade em seu cotidiano

Por isso, nossa dica de hoje é que você conheça uma das principais organizações que fomenta o empreendedorismo brasileiro: a Endeavor. Com 13 anos de atuação, a Endeavor estimula o que chama de “empreendedorismo de alto impacto”, em referência à criação de negócios de sucesso. Só para você ter uma ideia, a iniciativa é de autoria do mesmo trio de empresários que fundou a Ambev, a maior companhia da América Latina.

Uma iniciativa muito bacana desenvolvida pela Endeavor (e aberta gratuitamente para todos que tiverem interesse) é a Semana Global do Empreendedorismo. Todos os anos o evento abrange uma série de atividades relacionadas ao mundo dos negócios, realizadas simultaneamente em diversas partes do Brasil e do globo. São 125 países participantes. Este ano, a Semana ocorre de 18 a 24 de novembro.

Para se ter uma noção da dimensão dessa iniciativa, no ano passado ela contou com mais de 2 milhões de visitantes, que participaram de quase 4 mil atividades diferentes, todas ligadas a consultoria de negócios, inspiração para novas ideias, networking entre empreendedores, divulgação de experiências de sucesso e muitos outros temas desse guarda-chuva.

Outra novidade é o lançamento de um eBook que traz cinco conselhos de parceiros da Endeavor para que você também trilhe o caminho rumo ao empreendedorismo de alto impacto. Ficou curioso pelas dicas? Confira um breve resumo delas:

1. Comece com o que você conhece. Muita gente pensa que um negócio de sucesso depende de uma ideia extremamente inovadora. Nem sempre. Entre os melhores empreendedores Endeavor, 94% criaram empresas que tinham as seguintes características em comum: mercado ou indústria em que o empreendedor já tinha experiência, uso de habilidades que o empreendedor já havia adquirido e proximidade suficiente dos consumidores.

2. Comece pequeno, mas sonhe grande. Dar um passo maior do que as pernas não costuma dar certo, então, não tem jeito: o início do seu negócio tem que ser mesmo em nível local. Entretanto, a ambição é a marca do empreendedor de sucesso: ele quer ser grande. Aqui, a receita dos melhores empreendedores Endeavor é começar pequeno, mas, à medida que o negócio for crescendo, ir aperfeiçoando-o com modelos e recursos cada vez mais abrangentes, visando uma atuação gradativamente global.

3. Não se prenda ao plano de negócio. Por incrível que pareça, alguns dos empreendedores mais famosos do mundo nunca escreveram uma linha sequer sobre suas estratégias de negócio ou de gestão de finanças corporativas. Obviamente, alguns valores-base estão presentes em suas ações do dia a dia, mas eles avaliam que gastar tempo demais pensando em padrões pode sufocar o aparecimento de novas oportunidades. O plano de negócio pode ser uma ótima diretriz, mas a sugestão é não ficar totalmente amarrado a ele. O ideal é que ele seja concebido já com grande margem de mudanças e adaptações. A velocidade do mundo atual demanda isso.

4. Procure investimentos e ganhe conselhos. Outro mito do mundo dos negócios é achar que um empreendedor depende apenas do talento e esforço próprios para realizar um projeto bem sucedido. Grave engano. É muito importante buscar não só investimentos externos, como também conselhos de profissionais experientes. Pesquisa mostrou que 66% dos empreendedores Endeavor contavam com pelo menos duas fontes de financiamento quando começaram seus negócios. Além disso, 74% dos melhores empreendedores consultados tiveram mentores fortemente engajados com suas empresas desde os primeiros passos delas.

5. A experiência te leva mais longe. Experiência prévia na medida certa (em uma dosagem que não gere medo do risco e abandono da flexibilidade) é um ingrediente chave para os negócios bem sucedidos. Isso não significa que jovens não podem ter carreiras empreendedoras brilhantes. Pelo contrário: levantamento da Endeavor mostrou que 79% de seus empreendedores mais impactantes criaram o negócio próprio antes dos 31 anos. Ainda assim, a maioria já tinha experiência no empreendedorismo: 58% já tinham empreitado alguma vez na vida e 96% já haviam trabalhado em um negócio da família ou passado por alguma experiência empreendedora na escola.

O livro 5 Conselhos para se tornar um Empreendedor de Alto Impacto é distribuído gratuitamente neste link. Vocês já devem ter percebido que a leitura vale muito a pena, afinal não é todo o dia que temos a oportunidade de ouvir quem realmente entende do assunto por que estamos interessados. Fica a dica! 😉

 

 

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn