Combata a procrastinação e melhore sua produtividade

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O que você faz assim que chega ao trabalho? Muita gente começa o dia checando as redes sociais, e-mails pessoais ou lendo as notícias do dia na internet. O problema de começar a rotina dessa forma é que, quando menos se percebe, já passamos um bom tempo distraídos e deixamos de lado assuntos mais relevantes.

Entreter-se com outras atividades pode acabar adiando a realização de tarefas mais importantes, o que prejudica a sua produtividade. Então, que tal uma experiência para combater a procrastinação? Comece o dia de trabalho com as tarefas mais difíceis. Resolvendo as questões mais importantes logo no começo da rotina, o resto será resolvido com muito mais tranquilidade.

É claro que para mudar hábitos antigos será necessário bastante disciplina e determinação. Mas vale a pena tentar, não acha?

Não perca muito tempo planejando o dia

Além de priorizar o que é mais importante, ficar pensando no que é preciso ser feito toma tempo. O ideal é que você não reflita muito, mas sim execute. Para isso, planeje com antecedência.

No dia anterior você já pode deixar pronta uma lista de atividades. Comece pelo que for mais complicado e imprescindível para que seja a primeira coisa a ser resolvida.

Estabeleça prazos para a realização das tarefas

Não adianta somente começar pela tarefa mais importante. É preciso também que você defina um prazo para realizar a atividade a fim de não cair na procrastinação.

No meio da execução da tarefa você pode acabar se entretendo com outras coisas e perdendo o foco. Com um prazo estabelecido, fica mais difícil parar tudo no meio do caminho — ou pior: deixar tudo para o dia seguinte.

Não planeje somente o dia, mas o mês inteiro

Para combater a procrastinação de uma vez por todas, que tal não planejar apenas o dia, mas o mês inteiro? Eleja os projetos que merecem maior atenção durante os próximos 30 dias e invista neles.

Contar com esse calendário ajudará a tornar a execução das tarefas algo rotineiro e diminui a chance de você abandonar seu cronograma.

Aumente as suas responsabilidades

Ter lacunas durante o dia pode incentivar a procrastinação. Por isso, revise sempre a sua agenda. Se houver como encaixar outras tarefas ao longo do dia, faça isso.

Aumentar suas responsabilidades pode ser uma forma inteligente de aumentar sua produtividade e fugir do ócio. Faça um teste e comprove.

Além de organizar seu dia e te dar uma rotina mais tranquila, essa prática vai permitir que você produza mais e melhor. E então, o que você achou das dicas? Tem outras ideias para se livrar da procrastinação? Comente aqui!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário