Como colocar seu negócio gratuitamente no Google

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Com a forte presença da internet na vida do consumidor moderno, aparecer nas pesquisas do Google — o mecanismo de buscas mais conceituado da atualidade — tem se tornado cada vez mais importante para as empresas. Segundo dados do Sebrae, aproximadamente 80% dos consumidores com idade entre 18 a 45 anos, faz ao menos uma pesquisa na internet antes de concluir a compra de um produto ou serviço. Daí percebemos a importância de cadastrar a empresa no Google para se obter melhores resultados e melhorar as vendas.

Colocar uma empresa no Google nem sempre requer gastos diretos com publicidade paga, como o Google Adwords. A otimização de SEO da página ajuda qualquer negócio a aparecer gratuitamente nas buscas e se destacar em meio à concorrência.

Quer que sua empresa também seja visualizada no site de pesquisas mais famoso do mundo? Então continue lendo para conferir um passo a passo sobre como fazer sua empresa aparecer gratuitamente nas buscas do Google.

Como colocar sua empresa gratuitamente no Google?

Para que sua empresa apareça gratuitamente nas pesquisas do Google, é preciso que ela atenda a certos requisitos que o algoritmo do Google prioriza. Alguns empresários se esforçam com websites modernos, mas não sabem como dar destaque a ele, em meio aos resultados orgânicos — aqueles que provém das buscas dos consumidores e não de publicidade paga.

Confira quais são esses quesitos importantes para melhorar o desempenho de sua empresa!

Título da página

O recurso chamado “title”, contido no código da sua página, não é meramente estético. Ele não deve ser substituído por slogans ou nada parecido, mas valorizar as palavras-chaves que seu website trabalha, favorecendo a identificação da sua empresa sempre que algum usuário pesquisar pelos seus serviços.

Utilize um título para cada página do seu site, preferencialmente com menos de 64 caracteres, para que apareça por inteiro nas buscas (sem reticências ao final).

Uso de imagens

As imagens devem e podem ser utilizadas em um site, afinal, são um recurso visual que influencia diretamente na experiência do consumidor. Entretanto, abusar de imagens faz com seu site perca posições, pois o Google prioriza conteúdo escaneável, ou seja: texto.

Mas, ao inserir imagens, tenha cuidado de organizar:

O nome do arquivo (pois ele referencia seu site na busca por imagens);

O texto alternativo (recurso “alt text”, que aparece quando a imagem não está disponível;

O local onde a imagem é gravada em seu código. Preferencialmente, próximo ao conteúdo com o qual ela se relaciona, pois o Google assimila essa conexão de informações.

Headings

Os títulos e subtítulos dos textos em suas páginas são de suma importância para o Google. Eles priorizam temas e organizam a sequência, fazendo com que um subtema fique ligado àquele ao qual se refere.
Os códigos <h1>, <h2>, <h3>, <h4>, <h5> e <h6> identificam os headings, sendo o H1 geralmente dedicado ao título da página.

Conteúdo relevante

Dificilmente alguém vai entrar em seu website pelas buscas orgânicas buscando informações específicas sobre sua empresa. A maioria dos possíveis clientes que você pode gerar vêm de buscas pessoais, portanto, dispor de conteúdo relevante, que ensine e informe sobre diversos temas direta e indiretamente ligados à sua área de atuação ajuda — e muito! — no posicionamento de sua empresa no Google.

Se possível, crie um blog em uma sessão de seu site e interaja com seus visitantes, para criar uma relação de confiança que fortalecerá sua marca e ajudará na fidelização dos seus clientes.

De que outra forma colocar uma empresa no Google gratuitamente?

Além desses recursos, existe um outro, do próprio Google, não muito conhecido pela maioria dos empreendedores que pode alavancar a posição do seu negócio nas pesquisas. Estamos falando sobre o cadastro no Business Center. Você já deve ter se deparado com empresas que aparecem em suas buscas pelo Google Maps ou, de forma destacada, no topo da página, fornecendo dados de contato e endereço.

Software de gestão empresarial

Para saber como se cadastrar no Business Center, confira o passo a passo abaixo:

1. Acesse o Business Center

http://impulsioneseunegocio.com/wp-content/uploads/2015/05/Google-Meu-Neg%C3%B3cio1.jpg

2. Crie um login e uma senha de acesso e aceite os termos de uso

Normalmente, o Google unifica todos os seus serviços em uma mesma conta, portanto, se você já estiver logado com seu e-mail, certifique-se de que seja uma conta de fácil acesso para os administradores da empresa ou responsáveis por este setor. Pois, após efetuar o cadastro, apenas essa conta terá autorização para configurar ou alterar os dados da empresa. Evite utilizar contas pessoais para esta finalidade.

3. Preencha o formulário com os dados da empresa

Após efetuar o segundo passo, automaticamente um novo formulário se abrirá em seu navegador. Basta preenchê-lo com os dados de sua empresa. Caso o formulário não apareça, você deve clicar na engrenagem no canto superior direito e em seguida “Adicionar uma Listagem”.

4. Confirme o endereço da empresa

Quando você preencher o endereço, se seu negócio estiver localizado em um conjunto comercial, é provável que outras empresas apareçam. Se acontecer de a sua própria empresa já aparecer nesta etapa, você pode solicitar ao Google os seus direitos de administrador. Do contrário, basta selecionar a opção “Não, esta não é minha empresa”.

5. Confirme o cadastro da empresa

Após concluir o quarto passo do processo, você verá a seguinte opção “Confirmar por cartão-postal”. Basta clicar em “Continuar e confirmar mais tarde” para aceitar.

Você receberá um código no endereço de sua empresa por cartão-postal, como confirmação do Google de que o cadastro foi efetuado e o local foi oficializado com sucesso.

6. Inclua informações relevantes da empresa

Após confirmar o endereço da empresa, acesse o “painel de administrador” e inclua todas as informações relevantes sobre a empresa, como:

  • Site da empresa;
  • Telefones e e-mails de contato;
  • Dias e horário de funcionamento;
  • Uma breve descrição do negócio;
  • Fotos.

Certamente, informações precisas e resumidas, ajudarão os clientes a encontrar não somente seus produtos ou serviços, como também permitirão que entrem em contato com a empresa com mais facilidade. Isso favorece muito o crescimento contínuo de sua empresa.

Sua empresa já possui cadastro no Google Bussiness Center? Esse recurso certamente vai ajudá-la a aparecer gratuitamente nas buscas. Se tiver alguma dúvida a respeito, deixe um comentário!

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