Como definir preço de venda

Como definir o preço de venda de produtos ou serviços?

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Determinar o preço de um produto ou serviço não é uma tarefa muito simples, existe uma série de fatores a serem considerados, como por exemplo:

  • Custos de produção;
  • Sistema tributário;
  • Despesas administrativas;
  • Lucros.

Além disso, também é necessário considerar os custos variáveis que toda empresa possui, como:

  • Imprevistos;
  • Contas de consumo;
  • Variações da inflação etc.

Tudo deve ser previsto e calculado antes de se definir o preço de venda de produtos ou serviços. Se você é um pequeno ou microempresário, deve saber que um erro de cálculo, por menor que seja, pode causar sérios prejuízos ao seu negócio. Por isso é imprescindível saber como determinar o seu preço diante do mercado.

Como definir o preço de seus produtos ou serviços?

Como dissemos, há diversos fatores a serem levados em conta na definição do preço de venda. É preciso considerar, como parâmetro, pelo menos dois fatores, inicialmente:

1. A base de mercado

Um dos aspectos que mais influencia no preço de um produto, é a base de preço praticado no mercado pelos concorrentes da mesma categoria em produto e qualidade. Além disso, outros fatores mais específicos também podem influenciar como presença da marca, volume de vendas, tempo de mercado e até mesmo o nível de competitividade com outras empresas.

2. Os gastos do processo produtivo

preço final do produto deve respeitar a base de mercado e cobrir:

  • Os custos envolvidos no processo de produção
  • Despesas administrativas
  • Custos variáveis (comissões de funcionários, imprevistos etc.)
  • Custos fixos (contas de eletricidade, água, internet, salários, pró-labore etc.)

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Como equilibrar os gastos com os preços de mercado?

Se o preço médio do produto no mercado estiver abaixo do valor que você calculou levantando seus custos internos, então a solução é começar a refazer os seus cálculos, enxugar as despesas inclusas na produção e avaliar se é viável a comercialização desse produto em questão.

Ou seja: é necessário equilibrar o preço de venda reduzindo as suas despesas por meio da revisão e melhoria de seus processos internos, ou até mesmo aceitar um lucro líquido mais baixo.

Lembre-se ainda da margem de contribuição dos custos fixos e variáveis sobre o custo do seu produto: com uma produção maior, é possível diluir os custos fixos e melhorar a margem de lucro, mas você precisa avaliar o impacto desse aumento de produção nos custos variáveis e ter consciência da sua capacidade máxima de vendas para o produto.

3. As variáveis internas e externas

É possível fazer uma previsão de suas vendas através de uma análise no comportamento do consumidor dentro de um determinado período, projetando-o para o mesmo período do ano posterior. Alguns fatores externos podem influenciar positiva ou negativamente nos preços os períodos, a exemplo dos eventos de nível mundial, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas etc.

Existem pesquisas de mercado que estudam a demanda de produtos e serviços que uma determinada empresa pode atender. É imprescindível considerar variáveis internas e externas, tais como:

  • População;
  • Estado atual da economia;
  • Taxa de emprego e desemprego;
  • Concorrência;
  • Produtos novos no mercado;
  • Situação política etc.

4. A carga tributária

Por fim, um dos aspectos mais importantes para se determinar o preço final de um produto é a carga tributária que pesa sobre o seu negócio.

Além de considerar qual o sistema tributário em que a sua empresa está enquadrada — como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real — é necessário também levar em conta tributos que se aplicam ao seu produto: como ICMS, IPI, ISS, entre outros. É aconselhável consultar o que a legislação tributária diz referente à natureza de seu produto ou serviços, pois os valores variam de setor para setor.

Como você faz para definir a base de preço dos seus serviços ou produtos? Compartilhe conosco nos comentários!

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2 comentários em “Como definir o preço de venda de produtos ou serviços?

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