Como economizar dinheiro em tempos de crise

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Você sonha com o dia em que poderá dormir em paz sabendo que está conseguindo poupar, mas ainda não consegue chegar até o final do mês com uma folga no orçamento? Estava planejando começar a guardar dinheiro, mas a crise apertou e você não está conseguindo equilibrar as suas finanças? Separamos 10 dicas de como economizar, independente de quais sejam os seus gastos, renda mensal ou situação econômica. Confira!

1. Faça o controle de todos os seus gastos mensais

Achou essa dica pouco inovadora? Pois saiba que pouca gente leva a regra a sério! Saber como está gastando o seu dinheiro é fundamental e exige disciplina. Portanto, comece a registrar cada gasto que você tem, por mais insignificante que ele pareça. Se você tem facilidade para lidar com a tecnologia, troque a planilha por softwares para administração de finanças pessoais, que facilitam na hora de controlar gastos e fazer um balanço do que entra e sai da sua conta.

2. Corte o desnecessário

Depois de começar a registrar os seus gastos, você terá uma dimensão realista do quanto está gastando e com o que exatamente. Isso vai te ajudar a decidir o que pode ser reduzido ou cortado da lista de despesas! É importante, no entanto, que você seja honesto consigo mesmo. Entenda o que não é tão essencial e está comprometendo o seu orçamento no final do mês e não tenha pena na hora de cortar estes gastos.

3. Comece a poupar no começo do salário

Acredite, não há como economizar com o que sobra no final do mês. Geralmente, a falta de dinheiro acontece por causa de maus hábitos financeiros. Logo, enquanto houver dinheiro disponível, você vai continuar gastando mesmo que de forma não responsável. O melhor a ser feito é separar a quantia que você pretende poupar logo que receber o seu salário, depositá-la na poupança e não contar mais com isso para nada.

4. Evite entrar em dívidas extensas

O cartão de crédito foi inventado como forma de trazer soluções, mas, muitas vezes, é ele quem nos deixa em apuros. Faça compras parceladas apenas se for realmente necessário e procure parcelar na menor quantidade de parcelas possíveis para não pagar juros. Você não tem como prever como será a sua situação financeira no futuro, então é mais sábio fazer um esforço agora ao invés de ficar carregando as dívidas por meses.

5. Esqueça o cheque especial

Sabe aquela ajuda que mais atrapalha? O cheque especial dá a falsa ilusão de que você está se livrando das dívidas enquanto faz o oposto disso. Por isso, desconsidere esta opção se você quer economizar dinheiro e fique de olho para não ficar sem saldo na conta. É melhor passar o resto do mês no aperto até receber o próximo salário do que se submeter aos juros absurdos do cheque especial.

6. Pesquise antes de comprar

A compra por impulso também é uma grande inimiga de quem quer guardar dinheiro. Não saia comprando com pressa, tenha paciência e gaste algumas horas (ou dias) pesquisando preços e condições de pagamento de um produto que você deseja adquirir. Graças aos avanços da tecnologia, a internet é uma das ferramentas mais úteis para pesquisar e comparar preços sem nem precisar sair de casa.

7. Fique atento com os gastos “pequenos”

Por mais que eles pareçam inofensivos, se você seguir a dica 1 saberá o quanto eles pesam no seu orçamento mensal. Um docinho na hora do almoço, um café na padaria, um “agradinho” para você mesmo… Quando você coloca estes gastos no papel (ou no programa de controle financeiro) ficará surpreso com as proporções que eles podem tomar. E, se você quer economizar dinheiro em tempos de crise, precisará fazer pequenos sacrifícios.

blog_sagestart_financpessoal

8. Diversifique o seu lazer

É claro que você deve reservar uma parte do seu dinheiro para o lazer, afinal, precisamos nos distrair! Ainda assim, as contas precisam fechar no final do mês e é importante que você encontre meios de tornar as horas de diversão mais econômicas. Por exemplo, ao invés de ir a restaurantes várias vezes na semana, chame os amigos para um jantar especial na sua casa. Você verá que é possível aproveitar bastante sem precisar gastar muito.

9. Adapte-se ao seu salário

Não espere o dia em que você terá condições para começar a guardar o seu dinheiro, pois pode ser que ele nunca chegue. Comece agora e procure se organizar com o que você tem! Adaptar o seu padrão de vida à sua realidade financeira e planejar melhor os seus gastos são extremamente importantes para você conseguir atingir seus objetivos.

10. Sonhe

E por falar nisso… O fato de você criar objetivos será um incentivo a mais para guardar dinheiro. Afinal, sonhar e mentalizar algo que você deseja servirá de motivação para você continuar poupando e fazendo pequenos sacrifícios. Seja para dar entrada em um imóvel, comprar um carro ou fazer uma viagem… Definir metas financeira e datas para realizar seus sonhos só traz vantagens para a saúde do seu bolso.

E então, tem alguma outra dica de como economizar dinheiro mesmo em tempos de crise econômica? Estamos ansiosos pelo seu comentário!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Um comentário em “Como economizar dinheiro em tempos de crise

Deixe um comentário