Como economizar dinheiro na empresa?

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O ano está acabando e é chegada a época de levantar as informações sobre sua empresa, principalmente aquelas relativas a sua situação financeira. Para começar o próximo ano com o pé direito é preciso equilibrar as contas e, caso as despesas estejam sendo maiores que o se lucro, pensar em nosas estratégias para garantir o bom andamento dos negócios.

Mas será que existe uma fórmula mágica para isso? Acompanhe no post de hoje algumas valiosas para economizar dinheiro na empresa. Vamos lá?

1. Escolha bem as suas contas

Parece óbvio, mas muita gente não pensa que analisar as contas ajuda a cortar gastos. Anote cada um de seus gastos, sem exceção, e se faça perguntas como: será que não existem formas de reduzir o gasto com copos plásticos e impressões? Vale a pena trocar o telefone pelo Skype e o Whatsapp? Optar por um escritório compartilhado não seria melhor que bancar o aluguel todo? Vale também ficar de olho em financiamentos e dívidas parceladas. Se você conseguir economizar para adiantar um pagamento, por que não negociar com seus fornecedores? Quem sabe você consiga um bom desconto!

2. Invista em relacionamentos

Alguns estudos mostram que manter um cliente custa, em média, 5x mais barato do que conquistar um novo. Se o objetivo é economizar, tenha isso sempre em mente! Para ir além, procure ter bom relacionamento com seus clientes não só para fidelizá-los, mas para que eles recomendem sua empresa para outros possíveis clientes. Isso reduzirá seus gastos com publicidade e poderá aumentar as vendas. Estreitar o relacionamento com seus fornecedores também pode trazer benefícios para a sua empresa, como melhores produtos, preços e condições de pagamento.

3. Não descarte ter um sistema de gestão

É muito comum que pequenas empresas ainda não tenham um sistema de gestão, já que tem pouco dinheiro para investir e preferem focar em outras áreas do negócio. Ainda assim, vale destacar este valor é mesmo um investimento e contar com o apoio de uma boa ferramenta pode fazer uma grande diferença a médio e longo prazo. Além de tornar seus processos muito mais confiáveis, um sistema permitirá que você entenda, com o uso de relatórios, como otimizar processos e melhorar os resultados.

E antes de descartar esta ideia logo de cara, temos uma boa notícia: hoje em dia existem softwares acessíveis para empresas de menor porte, com funcionalidades que vão desde a integração de vendas e financeiro, como a emissão de notas fiscais eletrônicas.

Quer ter as melhores soluções para a gestão do seu negócio? Conheçao o Sage Start!

Compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário